Três animais marinhos reabilitados são devolvidos ao mar pelo Instituto Gremar
Por Santa Portal em 25/11/2025 às 10:35
O Instituto Gremar realizou a soltura de três animais marinhos reabilitados: uma tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus) e um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis). A ação ocorreu a cerca de 10 milhas náuticas do Calhaus, no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, no litoral de São Paulo, aproximadamente 60 km da costa.
A tartaruga-de-pente, ainda juvenil, havia sido resgatada em Mongaguá em 17 de agosto pelo Instituto Biopesca. Encaminhada ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, o animal apresentou pneumonia e obstrução intestinal, além de anemia e prostração. Após tratamento intensivo, obteve evolução clínica e foi considerada apta para retorno ao ambiente natural.
A foca-caranguejeira, resgatada em 26 de agosto após encalhe na Prainha Branca, também em Guarujá, chegou debilitada, com exaustão, caquexia (perda de peso extrema), pneumonia e marcas de trauma antigo na região lombar. Recebeu cuidados clínicos e dieta específica para recuperação de peso e força.
O lobo-marinho-subantártico, encontrado em 24 de setembro no costão rochoso da Praia do Pernambuco, também em Guarujá, apresentava exaustão e pneumonia. O animal respondeu bem ao tratamento e ao manejo nutricional e recuperou todos os parâmetros esperados para a espécie. O animal recebeu um rastreador que permite o monitoramento de sua jornada no mar e a expectativa de retorno à colônia de origem.