Sinagoga de Santos amanhece com fachada pichada

Por Santa Portal em 05/01/2024 às 11:00

Reprodução
Reprodução

A sinagoga Bet Jacob, localizada no bairro Vila Matias, em Santos, amanheceu com sua fachada pichada na última quarta-feira (3). Os dizeres “Palestina livre” e “paz” foram escritos na parede e na porta do templo religioso.

O ato de vandalismo ocorreu na madrugada e o crime foi flagrado por uma das câmeras de segurança da sinagoga. Em nota, a Federação Israelita de São Paulo confirmou que está agindo em conjunto com a Prefeitura e a Polícia Militar para identificar o autor.

O cientista político André Lajst, diretor-executivo do StandWithUs Brasil, demonstrou preocupação com o episódio ocorrido. “Uma sinagoga é um local de culto, e não deveria ser vandalizada por motivos políticos — até porque os fiéis que a frequentam são brasileiros com diversidade de opinião sobre vários assuntos, inclusive sobre a guerra em andamento entre Israel e o grupo terrorista Hamas”, ressaltou.

“A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) vê com muita preocupação essa importação do conflito, ainda mais em Santos, que é uma cidade que nunca teve esse histórico. Pelo contrário, as comunidades vivem muito bem em Santos e no Estado de São Paulo como um todo. Não podemos importar o conflito”, declarou o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat. 

Israel x Hamas

No dia 7 de outubro do ano passado, o Hamas lançou uma ofensiva contra Israel por meio da Faixa de Gaza. Como retaliação, Israel iniciou uma série de bombardeios nos territórios palestinos.

O Hamas, considerado um grupo terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, afirmou que os mortos já passam de 22 mil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.