Sem acordo sobre reajuste, agentes da CET-Santos entram em greve
Por Santa Portal em 19/04/2022 às 16:00
Agentes da CET-Santos entraram em greve nesta terça-feira (19). A categoria pede um reajuste e considera que as propostas apresentadas até o momento não atendem os anseios dos trabalhadores.
“Estamos em conversação com a CET Santos, desde dezembro do ano passado, sobre as datas bases de 2020 e de 2021. A administração alega não ter recursos para repassar esses reajustes, com a retroatividade necessária”, disse o presidente do Sindviários, Reno Ale, em entrevista ao Santa Portal.
Ele afirmou que os reajustes pleiteados pela categoria estão dentro da realidade e, por isso, a categoria esperava uma melhor proposta. “Os índices desses períodos não são grandes. O índice de 2020 é o pedido de 2,88%. Já o índice de 2021 é de 6,06%. Já entregamos a pauta de 2022 também, mas a data base é para 1º de maio. Ou seja, ainda não começou”, explicou Reno Ale.
O presidente do sindicato destaca que os agentes da CET foram uma das categorias que não parou durante a pandemia e, por isso, seria justo um reconhecimento e valorização pelo trabalho desempenhado durante esse período.
“A CET não parou durante o período de pandemia. O pessoal trabalhou nas barreiras sanitárias, e auxiliou no que foi possível para melhorar o trânsito em Santos”, afirmou.
Os agentes da CET-Santos se reúnem nesta terça em assembleia para discutir se vão voltar ao trabalho na quarta (20).
Em nota, a CET Santos informou que “está em negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com o sindicato da categoria. A proposta de reajuste apresentada para este ano é a mesma acordada pela Prefeitura. Ou seja, 10,06% sobre salários e demais benefícios. Os índices retroativos aos dois últimos anos seguem em negociação”.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal