Santos suspende aulas em escola por prevenção após surto de diarreia

Por Santa Portal em 13/11/2023 às 11:00

Divulgação/PMS
Divulgação/PMS

Após 83 estudantes e funcionários da UME João Papa Sobrinho, no Gonzaga, apresentarem sintomas de doença diarreica aguda, na última semana, a Prefeitura de Santos decidiu suspender temporariamente, a partir desta segunda-feira (13), as aulas presenciais na escola. A recomendação, uma medida de precaução para evitar o avanço da doença, partiu da Secretaria de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde. 

Na última semana – portanto, no retorno das aulas após o feriado prolongado –, 83 pessoas (12 funcionários e 71 alunos) da escola começaram a apresentar quadro de diarreia. A direção da unidade comunicou os casos ao Programa Saúde na Escola e para a Supervisão de Ensino, que também monitoram a situação. 

Na quarta-feira (8), dependências da unidade foram vistoriadas pelas Seções de Vigilância Epidemiológica (Seviep) e de Vigilância Sanitária (Sevisa), que não identificaram possíveis fontes de infecção comum. Não foram identificadas situações irregulares quanto à higiene, manipulação, conservação e armazenamento de alimentos, bem como em relação aos paramentos obrigatórios das equipes de limpeza e de cozinha.

A Secretaria de Educação (Seduc) também destaca que a caixa d’água da unidade foi vistoriada e não apresenta avarias, está devidamente vedada e limpa. Nesta semana, a Sevisa fará a coleta de uma amostra da água da escola, que será encaminhada para análise no Instituto Adolfo Lutz. 

A Seviep solicitou a coleta de amostras de fezes dos alunos e funcionários que apresentaram os sintomas para futura análise e identificação do agente etiológico do quadro diarreico. 

A instituição de ensino permanecerá sem aulas presenciais até que o período de surto tenha passado. Órgãos da Prefeitura de Santos seguirão com o monitoramento da unidade escolar após o retorno das aulas presenciais.

Durante o período de fechamento da escola, os alunos receberão atividades a serem executadas de forma remota. Os 360 alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental vão permanecer em casa, para que possam estudar nos próximos dias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.