Santos será uma das sedes da Global Game Jam, maior maratona de jogos digitais do mundo
Por Santa Portal em 21/01/2025 às 06:00
Santos se tornará um polo de criatividade e inovação, entre sexta-feira (24) e domingo (26), com a 16ª edição do Global Game Jam (GGJ), maior maratona de criação de jogos digitais do mundo. O evento será realizado na Fatec Rubens Lara (Av. Senador Feijó, 350 – Vila Mathias) com programadores, artistas, músicos, estudantes e entusiastas da área.
O GGJ é um hackathon que desafia os participantes a criarem um jogo inédito com base em um tema a ser revelado nesta segunda-feira (20). Na edição anterior, o tema escolhido foi ‘Make Me Laugh’ (Faça-me Rir), que inspirou projetos focados em humor e diversão. As inscrições podem ser realizadas aqui e confirmadas no site oficial da Global Game Jam.
No dia do evento, será necessário realizar o check-in presencial. Não são permitidos acompanhantes; apenas participantes cadastrados terão acesso, e menores de 18 anos não poderão participar presencialmente. Com 774 locais registrados em 95 países e mais de 18.400 inscritos globalmente, o GGJ conecta pessoas ao redor do mundo.
Em Santos, o evento será integrado às Fatecs Carapicuíba e São Caetano do Sul, com suporte remoto por meio da plataforma Discord para facilitar a comunicação entre as equipes online.
Troca de experiências
Coordenado pelo Grupo de Desenvolvedores de Jogos Independentes da Baixada Santista, 13-Bit Game, o evento é inclusivo e aberto a todos, independentemente de experiência prévia. Estudantes e interessados de qualquer área podem participar, presencialmente ou de forma remota. O objetivo é promover um ambiente de colaboração, aprendizado e troca de ideias, incentivando o networking entre os participantes.
O organizador Élton César destaca o potencial do evento para integrar novos talentos. “Para aquele desenvolvedor que está sozinho, perdido, sem uma equipe, a Global é uma chance de começar, formar um time, criar um game e vivenciar um ambiente real de desenvolvimento. É também uma forma de entender o mercado, de sair do isolamento e ver como é criar algo em colaboração. Para os indies no Brasil, a Global Game Jam é imprescindível”, ressalta.
Atualmente, o 13-Bit conta com mais de 250 desenvolvedores e entusiastas ativos em suas redes sociais e grupos no Discord e WhatsApp, sendo que 80% deles participam regularmente das atividades do grupo.
Incentivo à inovação
A Prefeitura de Santos apoia a Global Game Jam devido ao impacto positivo em diversas frentes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
Para o representante do Departamento de Políticas Públicas dos ODS (Depods/GPM), Renato Figueiredo, a realização da GGJ em Santos fortalece a cena de desenvolvimento de jogos na região, abrindo espaço para os desenvolvedores terem mais visibilidade. “O evento oferece aos participantes a chance de explorar novas ideias, criar projetos inovadores e, quem sabe, solidificar seus jogos em fonte de renda”, explica.
Programação
A comunidade santista contará com uma programação especial de atividades online e presenciais.
20/01 – Online (Discord e YouTube)
• 20h: Live de abertura e apresentação do tema, em conjunto com as Fatecs Carapicuíba e São Caetano do Sul.
24/01 – Presencial (Fatec Rubens Lara)
• 16h: Abertura dos portões e recepção dos participantes.
• 19h: Cerimônia oficial de abertura.
• 19h30: Formação das equipes.
• 20h: Início do desenvolvimento dos jogos.
26/01 – Presencial e Online
• 15h: Upload dos jogos na plataforma global do GGJ.
• 17h: Live de encerramento e apresentação dos projetos, com participação das Fatecs parceiras.
• 20h: Encerramento presencial e despedida dos participantes.