Santos pode não ter Carnaval esse ano, diz presidente da Liga das Escolas
Por Vanessa Ortiz em 24/03/2022 às 22:29
Os desfiles do Carnaval de Santos, que estavam previstos para ocorre em fevereiro, ainda não tem data para acontecer, e podem ficar para o próximo ano. A possibilidade era de que o evento fosse realizado em abril, mas segundo a Liga das Escolas de Samba de Santos, ainda não houve nenhuma tratativa com a prefeitura.
A última vez que o tradicional desfile foi realizado na cidade foi pouco antes da pandemia, em fevereiro de 2020. Na ocasião, 15 escolas de samba se apresentaram na Passarela Dráusio da Cruz. Desde então, as agremiações esperam para celebrar essa data tão especial.
“Já que não teve o desfile em fevereiro. A gente foi obrigado a desmobilizar, em termos de barracão, de fantasia, de carros alegóricos, até porque não tínhamos condições se manter isso durante o ano todo”, afirma o presidente da Real Mocidade, Edson Ferreira.
Até o começo do ano, o Carnaval estava previsto para acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro, com restrições e seguindo as normas sanitárias da covid-19. No entanto, em 10 de fevereiro, a prefeitura anunciou o adiamento. Até agora, não há data definida para o evento.
O presidente da Liga das Escolas, Fábio Pryzigoda , acredita que vai ser difícil ter desfile esse ano. “A gente não teve conversa nenhuma com o poder público. Estamos marcando para semana que vem, agora que deu uma baixada nos casos da pandemia. Vamos retomar as conversa, mas eu, particularmente, acredito que é inviável fazer o Carnaval esse ano, pela questão estrutural toda que o evento exige”, explica.
Ele afirma que, talvez, seja o caso das escolas se planejarem para o Carnaval de 2023. Além da festividade, ele destaca o papel social que o evento tem para a região. “O carnaval é muito importante, não só para a gente fazer a nossa festa, mas para girar a economia da cidade. A gente gera até 5 mil empregos diretos e indiretos, e muitas pessoas levam o pão para casa. A gente não briga só pela nossa cultura, mas pelo todo”, afirma Pryzigoda.
Em nota, a Prefeitura de Santos diz que não foi definida uma nova data para o desfile, e que um comunicado vai ser anunciado em um momento oportuno.