Santos intensifica obras preventivas de drenagem nos Morros
Por Santa Portal em 14/01/2026 às 11:00
A Prefeitura de Santos está intensificando os trabalhos preventivos de drenagem nos morros com, pelo menos, 15 obras, com vistas ao período de fortes chuvas, que vai até março. Segundo a Administração Municipal, o objetivo é garantir a segurança dos moradores.
A água das chuvas é a principal causa para a instabilidade de encostas, pois aumenta o peso do solo e diminui sua resistência. Um sistema de drenagem eficiente a remove da superfície e do subsolo rapidamente, impedindo o acúmulo excessivo.
Seis dos 17 morros já contam com obras finalizadas ou em andamento executadas pela Prodesan e supervisionadas pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref). No Morro Marapé, foram instaladas caixas com grelhas para a captação das águas pluviais na escadaria da Rua 1. No local, está em andamento também a manutenção das canaletas laterais.
Na Rua 5, novo sistema de drenagem já foi concluído e entregue. Na mesma via, foi instalada uma tubulação por baixo da rampa de acesso.
Na Rua 9, também no Morro Marapé, houve reforma da canaleta lateral. Na Rua 2, foi implantada a canaleta com grelhas para a captação das águas pluviais.
“Estamos reforçando as ações preventivas de drenagem, pois a segurança da população é nossa principal prioridade, sobretudo neste período de chuvas mais intensas. Estes serviços são essenciais para minimizar o risco de deslizamentos, impedir o acúmulo de água e manter a estabilidade das encostas. É um compromisso permanente da Prefeitura com a proteção das famílias que vivem nessas regiões”, salientou o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos.
Muros de arrimo
Na Vila Progresso, na Rua 1, Nova Cintra, foi erguido um muro de arrimo com o objetivo de prevenir o deslizamento de terra no local, além da instalação de caixas com grelhas, já que no local havia acúmulo de água.
O muro de arrimo é uma estrutura de engenharia projetada para segurar e estabilizar o solo em terrenos inclinados ou com desníveis, evitando deslizamentos, erosão e desmoronamentos, transformando encostas em áreas utilizáveis e seguras para construções. Atua como uma barreira que resiste à pressão da terra e da água infiltrada, sendo essencial em locais com cortes ou aterros para criar superfícies planas.
“As obras são fundamentais para a segurança da população, preservação da infraestrutura e a mitigação de risco geotécnico e ambiental. As características aqui do morro são bem peculiares. O relevo acidentado, o solo residual é pouco espesso, o que favorece deslizamentos e isso, associado ao índice pluviométrico elevado nessa época do ano, com o escoamento inadequado dessas águas pluviais, representa um dos principais fatores que desencadeiam a instabilidade de encostas”, disse Carlos Eduardo Pifer, engenheiro da Prefeitura Regional dos Morros.
A Rua 7 também recebeu muro de arrimo e a colocação de grama no terreno. Na Travessa 17, no Morro Santa Maria, está sendo erguida mais uma estrutura de concreto. Outro muro será construído, em breve, na Rua 10.
No Morro São Bento, na Rua São Mateus, foi implantado sistema de drenagem com canaleta com grelha para a captação de água.
Andamento
Mais três obras estão em andamento. Na Rua 12, no Morro Nova Cintra, está sendo implantado um novo sistema de drenagem. Já na Rua Nossa Senhora de Lourdes, em frente ao número 1390, no Morro Fontana, e na Rua 10, no Morro Santa Maria, são levantados novos muros de arrimo.