Santos fica em 3º lugar entre as cidades que mais crescem em receita com franquias no país
Por Santa Portal em 26/10/2025 às 07:00
Em terceiro lugar entre as cidades que mais cresceram em receita no franchising brasileiro, Santos, no litoral de São Paulo, somou faturamento de R$ 756.158.579 no 1º semestre de 2025, um aumento de 19,51% sobre o valor de R$ 632.713.391 do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em primeiro lugar no ranking, está Porto Alegre, com 23,97% de crescimento, seguida por Jundiaí, com 29,26%.
De acordo com o levantamento, entre os setores que mais contribuíram para o crescimento das cidades, estão: Alimentação – comércio e distribuição (23%) Saúde, Beleza e Bem-Estar (15%), Limpeza e Conservação (12%), Alimentação – food service (12%) e Serviços Automotivos (12%).
Confira a seguir franquias presentes em Santos e na Baixada Santista nos segmentos de maior representatividade:
Alimentação – Comércio e Distribuição:
Casa de Bolos
Maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira do segmento, conta com mais de 600 lojas, sendo 3 delas em Santos, e projeta alcançar 650 operações e R$ 650 milhões em faturamento até o fim de 2025, mirando expansão em regiões com forte apelo familiar e potencial de consumo como é o caso do município na Baixada Santista.
Saúde, Beleza e Bem-Estar:
Linda Todo Dia
Rede de franquias de salão de beleza para todos os perfis de mulheres, a Linda Todo Dia foi criada em 2024 no bairro Gonzaga, em Santos/SP. Hoje, a marca já soma seis unidades entre abertas e em implantação, e para o final de 2025, a meta é alcançar o marco de 40 lojas vendidas.
Emagrecentro
Referência nacional nas áreas de emagrecimento saudável e estética corporal, a rede se destaca pela metodologia científica exclusiva, o Método 4 Fases, desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth, único protocolo de emagrecimento no mundo com comprovação científica publicada. Com 450 unidades em operação no país, a marca reforça sua presença em Santos, com unidade localizada no bairro Gonzaga, acompanhando o ritmo de expansão do setor.
Homenz
Referência nacional em saúde e estética masculina, a rede se destaca pelos protocolos personalizados de tratamento capilar, transplante e depilação a LED, voltados para o cuidado integral do homem. Com mais de 71 unidades em operação no país, a marca reforça sua presença no litoral paulista, com clínica localizada no bairro Embaré.
Academia Gaviões
Com 50 anos de mercado, a rede foi a primeira rede 24 horas do país, oferecendo um mix de aulas, atendimento diferenciado para iniciantes e modernos equipamentos de musculação. A marca conta com 60 operações em funcionamento e mais de 100 unidades em implantação, com presença no litoral paulista, onde mantém unidades em Praia Grande, São Vicente e Guarujá.
Limpeza e Conservação:
Maria Brasileira
Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país, oferecendo serviços de limpeza residencial e empresarial, passadeira, limpeza pós-obra e sanitização. Com mais de 90 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil, sendo duas na cidade de Santos e seis na Baixada Santista, região estratégica por reunir alto potencial de consumo de serviços domésticos e uma forte presença de condomínios residenciais, além de ser uma região turística, onde hotéis, pousadas e casas de veraneio também se tornam potenciais clientes e o serviço prestado é recorrente. Ao todo a rede conta com mais de 510 unidades.

Foto: Divulgação
Lavô
É a maior rede de franquias de lavanderias self-service do Brasil, referência em inovação e praticidade. Com mais de 600 unidades em operação e mais de mil comercializadas, possui modelo totalmente autônomo, sem necessidade de funcionários e com gestão online. Presente em toda a Baixada Santista, uma das regiões litorâneas mais estratégicas do país, a marca encontra nessas cidades um público em expansão e um mercado com forte potencial para consolidar ainda mais sua liderança nacional.
Alimentação – food service:
Johnny Rockets
Rede californiana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, o Johnny Rockets foi fundado em 1986 nos Estados Unidos e chegou ao país em 2013, em São Paulo. A casa de casual dining se encontra em dois pontos na Baixada Santista: Gonzaga, em Santos, e Boqueirão, em Praia Grande. A escolha se deve à diversidade de público da região, potencializada pelo turismo na temporada de verão e ao fluxo de cruzeiros internacionais de outubro a abril. Em 2024, a marca registrou faturamento de R$ 120 milhões no Brasil.
Pizza Prime
Fundada em 2011, a Pizza Prime é a maior rede brasileira de pizzarias, com mais de 80 lojas em todo o país e com a expectativa de faturar R$ 180 milhões até o fim de 2025. Em Santos, a rede possui unidade no bairro José Menino. A meta para 2026 é chegar a 200 unidades em todo o país, com prioridade para locais onde a marca já tem presença e que possuem grande potencial de consumo.
JAH Açaí, Sorvetes e Picolés
Fundada em 2009, a rede estima chegar a 200 unidades pelo país até dezembro de 2025, com faturamento de R$ 180 milhões. Na Baixada Santista, o JAH possui lojas em São Vicente e Guarujá. Pelas temperaturas altas no verão e amenas no inverno, a região é propícia para a indústria de açaí e sorvetes. Além disso, recebe milhões de turistas do país e do mundo.

Foto: Divulgação
Serviços Automotivos:
Vaapty
A Vaapty, líder nacional em franquias de intermediação de venda de veículos, aposta na expansão pela Baixada Santista, onde já atua em Santos e Praia Grande. Com mais de 350 unidades vendidas no país, a marca oferece negociações seguras, sem burocracia e concluídas em até 40 minutos. A região é vista como estratégica por seu alto PIB, projetos bilionários como o Pré-Sal e o maior porto da América Latina. Além do forte poder de compra da população, o turismo que movimenta milhões de pessoas reforça o potencial local para novos franqueados.
Serviços e turismo
Lisboa Franchising
O Grupo Lisboa Franchising, holding que reúne as marcas 3,2,1 GO!, Legale e 365 Fun Fest, atua nos segmentos de turismo e mobilidade internacional. Com dois franqueados em Santos, o grupo tem como estratégia ampliar sua presença na cidade e em toda a Baixada Santista, região com grande potencial econômico e turístico, reforçando seu propósito de conectar pessoas a novas experiências, com inovação, acolhimento e oportunidades globais. A Legale é especializada em assessoria para vistos, oferecendo suporte a brasileiros que desejam estudar, investir ou morar no exterior. Já a 3,2,1 GO! proporciona viagens completas e personalizadas para destinos como Orlando e outros roteiros internacionais. Voltada ao público LGBTQIA+, a 365 Fun Fest aposta no turismo inclusivo, com roteiros autênticos no Brasil e no mundo.