Santos e Bertioga registram as temperaturas mais altas do estado de SP
Por Santa Portal em 21/01/2025 às 10:00
Santos e Bertioga bateram recorde de calor no estado de São Paulo, com temperaturas que alcançaram os 38ºC nesta segunda-feira (20). A sensação térmica, no entanto, chegou a 45ºC em alguns pontos de Santos.
As informações são da Defesa Civil, com base nos dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A pasta ainda afirmou que a temperatura foi a maior registada na Baixada Santista neste ano. Em todo o Brasil, as duas cidades ficaram entre as cinco maiores temperaturas do país, atrás apenas de Niterói (RJ) com 38,9ºC; Alegre (ES), com 38,6ºC e Cambuci (RJ) e Silva Jardim (RJ), ambas com 38,4ºC.
Segundo o Climatempo, o calorão no Sudeste nesta segunda é devido à diminuição de nebulosidade e da chuva, bem como a ausência de ventos de origem polar e o aquecimento adiabático. O fenômeno consiste na descida do ar do planalto para o litoral, forçada pela direção dos ventos. O ar, impulsionado pelo vento noroeste, aquece cerca de 1ºC a cada 100m, chegando mais quente ao litoral.
Mais calor e chuva nos próximos dias
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, a previsão para os próximos dias continua típica de verão, com calor intenso e pancadas de chuva isoladas. As temperaturas elevadas, associadas à alta umidade, trarão uma sensação de tempo abafado em todo o território paulista. Baixada Santista, Campinas e Bauru devem registrar 35°C.
Mesmo com o calor intenso, durante a semana são esperadas pancadas de chuva isoladas, que podem ser acompanhadas de raios e ventos fortes.
A expectativa é de que, até quarta-feira (22), o sol predomine, com poucas nuvens pela manhã, resultando em uma elevação significativa das temperaturas. A partir de quarta-feira, haverá um aumento da nebulosidade e chuvas generalizadas, o que poderá aliviar o calor.
A pasta recomenda constante hidratação ao longo do dia e evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h.