Santos celebra 25 anos de Carnabonde com desfile neste sábado

Por João Pedro Feza/Folhapress em 01/03/2025 às 13:00

Raimundo Rosa/PMS
Raimundo Rosa/PMS

Conhecido por abrigar museus, teatros, igrejas e praças, o centro histórico de Santos, no litoral paulista, ganha outros atrativos no Carnaval com dois eventos em sequência, o Carnabonde, que chega aos 25 anos neste sábado (1º), e o Carnacentro, em sua terceira edição, realizada entre domingo (2) e terça (4).

Construído em 1911, o bonde turístico da cidade é ornamentado para prestar homenagem anual a personagens do Carnaval santista -em 2025, são o artista plástico Ademir Fontana e o Fundo Social de Solidariedade.

Como um trio elétrico nostálgico, o bonde chega por volta das 15h à praça Mauá levando os homenageados. Meia hora depois, cumpre percurso de 50 minutos seguido por uma banda e pelo público.

A ornamentação do bonde é assinada pela equipe do artista plástico André Leahun, 55. Responsável pela decoração desde 2006, ele também encabeça a definição dos homenageados, que mudam a cada ano, com o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal.

Fontana e o Fundo Social foram escolhidos por serem pioneiros do Carnabonde. “Ele [Fontana] esteve até 2005 na concepção artística dos primeiros carnabondes, função que hoje eu ocupo”, detalha Leahun.
“O Fundo Social também participa desde o começo com suas voluntárias como destaque fixo do carro. Dessa vez estará tudo ainda mais especial por serem elas as homenageadas.”

Ao todo, 29 voluntárias ficarão no bonde ao lado de Fontana. Elas próprias confeccionam fantasias e adereços com base na temática central definida por Leahun. Haverá o uso de trajes típicos dos Carnavais dos anos 1920, com acessórios como colares de pérolas.

“O Carnabonde foi criado para fazer um resgate histórico e mexer com a memória. É o nosso Carnaval à moda antiga”, diz Leahun.

Voluntária nos trabalhos assistenciais prestados pelo Fundo Social, a aposentada Tânia Russo, 65, vai desfilar pela primeira vez. “Amo o Carnaval, mas nunca tinha tido a oportunidade de me apresentar. Será inesquecível.”

Quando o bonde chegar à praça, será recebido pela banda Zago Art Show -que comanda o baile a céu aberto em palco fixo antes e depois da passagem do veículo.

“Meu pai, Wilson Zago, esteve desde o começo do Carnabonde. Ele faleceu em 2016 e eu sigo conduzindo essa tradição”, conta o músico Newton Zago, 45.

Com seu grupo, garantirá não só as marchinhas antigas, mas também sambas-enredos para os foliões. “Não pode axé e pagode”, avisa. “Temos um público muito tradicional. Também muito leal: com sol e chuva, a participação popular está assegurada.”

Durante o desfile, como a Zago Art Show permanece no palco, quem segue o bonde pelo centro histórico é a banda Oscar Guzella, outra pioneira no evento. “É um Carnaval que resgata aquela folia de antigamente, inclusive com confetes”, afirma Leal.

O cortejo terá, ainda, a presença da corte carnavalesca (rainha, princesa e rei momo), que, nos dias 21 e 22, apresentou-se na abertura dos desfiles das 15 escolas de samba de Santos no sambódromo da Zona Noroeste. As campeãs, conhecidas na terça-feira (25), foram a X-9 (grupo especial) e a Padre Paulo (grupo de acesso).

Ainda no sábado, um palco montado na praça Mauá apresentará atrações infantis antes da chegada do bonde. Durante todo o evento, que é gratuito e promovido pela prefeitura, a segurança será feita pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar (inclusive com drones) e câmeras do Centro de Controle Operacional do município.

Último evento da folia santista, o Carnacentro ocorre de 2 a 4 de março, com início às 14h, também na praça Mauá. De hora em hora, uma banda sairá em cortejo para, assim como o Carnabonde, percorrer ruas da região. Ao todo, serão 24 grupos musicais.

Quando as bandas encerrarem suas passagens, começará o som ao vivo no palco fixo da praça, a partir das 19h, com artistas convidados de São Paulo e Rio de Janeiro. No domingo, quem toca é a banda Acadêmicos do Baixo Augusta (com Wilson Simoninha). Na segunda, o Bloco Tu e Serjão (com Serjão Loroza) e, na terça, o Bloco Pagode 90 (com o cantor Marquinhos Sensação).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.