Santista Beth Gomes é convocada para o Mundial de Atletismo na Índia: "Felicidade imensa"
Por Santa Portal em 05/08/2025 às 20:00
A santista Beth Gomes, de 60 anos, está entre os 50 atletas convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o país no Mundial de Atletismo Paralímpico, que será realizado entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro, em Nova Déli, na Índia. Esta será a 12ª participação do Brasil na história da competição.
Beth é bicampeã paralímpica e atual recordista mundial no lançamento de disco pela classe F53 – destinada a atletas com comprometimentos severos nos membros inferiores e tronco, e limitações moderadas nas mãos.
Ela também é medalhista de prata no arremesso de peso em Jogos Paralímpicos. As conquistas em mundiais, por sua vez, não ficam para trás, são seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze.
“É uma felicidade imensa. Meus preparativos para mais uma missão para defender o nosso Brasil estão bons. Quero ir em busca do meu tetracampeonato mundial no disco, e conto com a torcida de todos vocês”, afirmou a paratleta, que será acompanhada pela treinadora Rosiane Faria.
A convocação seguiu os critérios técnicos divulgados em abril pelo CPB, além das exigências de elegibilidade definidas pela World Para Athletics (WPA), entidade responsável pela modalidade no cenário internacional.
Seleção Brasileira
Na Índia, a Seleção Brasileira de atletismo contará com uma delegação quase do mesmo tamanho da equipe que competiu em Kobe 2024 no ano passado, quando o país contou com 46 esportistas e 10 atletas-guia. O recorde nacional de participação na história da competição aconteceu em Paris 2023, quando foram convocados 54 atletas e 11 atletas-guia representantes.
No Japão, a Seleção Brasileira terminou na segunda posição do quadro geral de medalhas, somente atrás da China. Foram 42 pódios no total, sendo 19 medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze. Esta foi a campanha mais dourada do país na história dos mundiais.
Já no Mundial de Paris 2023 o Brasil teve seu melhor desempenho em total de pódios na história, com 47 medalhas ao todo, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes. Na ocasião, o país contou com sua maior delegação da história, com 54 atletas e 11 atletas-guia.
Ao todo, o Brasil já conquistou 307 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 108 ouros, 93 pratas e 108 bronzes.
A competição na Índia será o primeiro Mundial de Atletismo após a realização dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na capital francesa, a modalidade rendeu 36 pódios ao país, sendo 10 ouros, 11 pratas e 15 bronzes.