Rua Tolentino Filgueiras, em Santos, recebe câmeras de monitoramento
Por Santa Portal em 01/09/2021 às 22:24
A Rua Tolentino Filgueiras, em Santos, passa a contar com monitoramento 24 horas de câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura. O trecho que é monitorado fica entre as avenidas Washington Luís e Ana Costa, no Gonzaga.
Foram instaladas três câmeras, que começaram a operar nesta quarta-feira (1º). Segundo a prefeitura, o objetivo é melhorar a segurança dos moradores, visitantes e comerciantes no local.
Entre outras ações da prefeitura na rua, que é conhecida como a rua gastronômica de Santos, também estão a colocação de novo piso, calçamento e mobiliário urbano, o que foi entregue em julho de 2020.

“A instalação das câmeras era uma reivindicação dos representantes do comércio local e foi viabilizada dentro do projeto de instalação de 211 aparelhos em mais de 60 pontos turísticos e comerciais da Cidade”, explica o secretário municipal de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz.
As câmeras têm alta resolução e estão localizadas na confluência da Tolentino com a Washington Luís.
A comerciante e integrante da Associação de Bares e Restaurantes da Rua Tolentino Filgueiras, ligada à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia, Vivian Cantarelli, comemorou o início do monitoramento. Segundo ela, a medida irá contribuir para a segurança dos moradores e frequentadores da rua, além de coibir furtos aos comércios e colaborar para investigações policiais.
“A maioria dos comércios possui circuito de monitoramento, mas as câmeras da Prefeitura têm maior qualidade e podem ajudar a identificar infratores”, destaca Vivian. Atualmente, Santos possui 1.600 câmeras em vias e equipamentos públicos, cujas imagens captadas são monitoradas em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona no Paço Municipal e integra serviços públicos e forças de segurança.