Projeto de Lei pede retirada do título de 'Cidadão Santista' de Milton Ribeiro, após prisão pela PF
Por Santa Portal em 24/06/2022 às 22:00
Um Projeto de Lei (PL) foi protocolado na Câmara Municipal de Santos para solicitar a retirada do título de “Cidadão Santista” do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. A medida acontece após a prisão realizada pela Polícia Federal, por suspeita de tráfico de influência e corrupção.
O pedido de revogação do título, entregue ao ex-ministro em 24 de novembro de 2020, foi feito pela vereadora de Santos, Débora Camilo (Psol). No documento, ela afirma que desde que assumiu o cargo, Ribeiro “só demonstrou seu desrespeito à população, à democracia, aos direitos humanos e à legalidade”.
Para que aconteça a cassação do título é preciso que a proposta tenha 11 assinaturas para ser apresentada, caso contrário, obterá parecer de inviabilidade na Procuradoria. Após chegar ao número de assinaturas, será lido pelo presidente da Mesa Diretora e encaminhado à Procuradoria para análise.
Em nota, Débora afirmou que a Câmara Municipal de Santos perdeu a oportunidade de fazer justiça, pois o ex-ministro Milton Ribeiro fez declarações homofóbicas, capacitistas e agora foi preso acusado de participar de um esquema de corrupção envolvendo dinheiro que deveria ser destinado para educação pública. A parlamentar ainda afirma que é uma vergonha para a cidade que o título de “Cidadão Santista” tenha sido mantido.
Já a Câmara se manifestou dizendo que o Projeto de Decreto Legislativo consta no sistema do Legislativo como elaborado e aguarda as assinaturas necessárias para encaminhamento efetivo. Até o momento, constam 8 das 11 assinaturas necessárias.