Programa em Santos permite que empresas criem bicicletários próximos de ciclovias
Por Anna Clara Morais em 02/12/2025 às 06:00
O programa Adote uma Ciclovia, instituído em Santos, na última quarta-feira (19), através da Lei n°4.693, de autoria do vereador Adriano Piemonte (União Brasil), permite que empresas privadas instalem estações de manutenção de bicicletas e bicicletários em áreas adjacentes a ciclovias previamente definidas.
No entanto, as empresas participantes deverão comprovar, no ato de filiação, por meio de certidões atualizadas, a habilitação jurídica, a inexistência nas esferas cível e criminal e a quitação de tributos municipais.
Além disso, nas estações de manutenção de bicicletas deverão conter, no mínimo, bomba de ar com manômetro de pneus, ferramentas básicas para pneus, suporte para bicicletas e instruções de uso para os equipamentos disponibilizados.
E, ainda, consta no Diário Oficial, que o poder público não arcará com os custos decorrentes do programa e as despesas ficarão a cargo da empresa privada.
O objetivo, de acordo com o vereador, é promover o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e oferecer suporte aos ciclistas do município.