Primeira apresentação do fórum Vou de Túnel aborda aspectos técnicos da construção

Por Santa Portal em 18/03/2022 às 12:11

Divulgação
Divulgação

O porta-voz do projeto Vou de Túnel e consultor de assuntos portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Casemiro Tércio, apresentou alternativas e aspectos técnicos da construção do túnel submerso que liga os municípios de Santos e Guarujá. A apresentação abriu o 1º Fórum Vou de Túnel nesta sexta-feira (18).

O valor estimado para as obras é de R$ 3,85 bilhões, e o prazo de obras é de 56 meses (cinco anos). Serão três faixas de rolagem com mão dupla: uma voltada para pedestres, outra para circulação de veículos e ainda uma terceira para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Haverá ainda escadas de acesso ao subsolo do lado de Santos e de Guarujá. A proposta do túnel submerso é uma alternativa à construção de uma ponte.

Segundo Casemiro Tércio, foram propostas sete soluções de traçado entre os dois municípios, que depois foram reduzidas para três: um traçado do Saboó, outro de Outeiros e da Ponta da Praia. Após análises, chegou-se à conclusão de que o traçado de Outeiros traria uma um ganho de produtividade, com uma economia de 3.400km e 16 mil horas por ano.

A proposta, como é apontado pelo porta-voz e outros participantes do fórum, tem como objetivo valorizar a relação porto-cidade, criando uma ligação que auxilie na mobilidade urbana e não atrapalhe na movimentação do Porto de Santos.

Ao longo do fórum, serão discutidos temas técnicos e urgentes como a viabilidade da ponte, exemplos de investimentos em túneis submersos ao redor do mundo e a mobilidade urbana e como ela será afetada pela construção do túnel.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.