Previsão de maré elevada e ressaca se mantém em Santos

Por Santa Portal em 18/05/2022 às 12:09

Divulgação/Arquivo Assecom Unisanta
Divulgação/Arquivo Assecom Unisanta

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) Unisanta divulgou que, na manhã desta quarta-feira (18), as rajadas de vento passaram de 80km/h em Santos, e por isso, a previsão de maré levada se mantém na região. 

Os fortes ventos são provocados pela tempestade subtropical Yakecan, que atingiu as regiões costeiras do Sul e Sudeste do Brasil. Na terça-feira (17), as estações da Praticagem de São Paulo registraram rajadas de vento com 86 km/h na altura da Ponta da Praia, fazendo com que a maré chegasse a 1,9m na Baía de Santos e 2,1m no interior do estuário, e a altura das ondas variasse entre 1,0 e 1,5m. 

No início da manhã desta quarta, as estações continuaram registrando rajadas de vento de 84km/h, e de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, a previsão de maré elevada e mar agitado continuam. 

Nessas condições, a maré poderá ultrapassar 1,9m na Baía de Santos e 2,1m no interior do estuário por volta de 16h de quarta, representando aumentos de 70cm em relação à tábua de marés. Além disso, na madrugada e tarde de quinta-feira (19) a maré também pode superar 2,0m na Baía de Santos. 

O mar também ficará mais agitado, com ondas do quadrante sul-sudoeste, podendo ultrapassar 2,6m de altura significativa entre quinta-feira e sexta-feira (20), na região da Baía de Santos. 

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de alerta, devido à previsão. Há possibilidade de alagamentos e de impactos nas estruturas urbanas costeiras. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.