Prefeitura de Santos realiza seleção para gestão de UPA Central
Por #Santaportal em 15/06/2015 às 10:48
SANTOS – O edital do chamamento para seleção de organização social (OS), que fará a gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA Central) foi lançado pela Secretaria de Saúde (SMS) de Santos. A unidade está em fase de acabamento, e funcionará à rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias.
O processo seletivo está publicado no Diário Oficial de sexta, à página B5, e é o primeiro após a criação pela Prefeitura do Programa Municipal de Publicização (lei n° 2.947/2013), visando o aperfeiçoamento e a inovação dos serviços públicos.
As entidades que podem participar são a Fundação Lusíada, Fundação do ABC, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – Seconci-SP e Associação Civil Cidadania Brasil – ACCB, que já obtiveram qualificação de OS em Santos na área de Saúde. A consulta para o edital pode ser feita no site da Prefeitura, no banner “Organizações Sociais e Gestão Compartilhada”. A data limite manifestação de interesse é o próximo dia 25. Já a abertura dos envelopes será em 13 de julho, às 10h.
A melhor proposta técnica apresentada pelas OS será escolhida pela Comissão Especial de Seleção, por meio da maior pontuação nos quesitos “atividade” (até 32 pontos), “ações voltadas à qualidade” (até 16 pontos), “qualificação técnica” (até 22 pontos) e “preço” (até 30 pontos), totalizando o máximo de 100. O resultado final será homologado pela Comissão Municipal de Publicização e, em seguida, publicado no Diário Oficial, o que deve ocorrer até agosto.
A OS selecionada formalizará contrato de gestão de 24 meses, prorrogável até o limite de 60 meses. Os recursos necessários à contratação são de R$ 19,1 milhões por ano. Somente para o restante de 2015, o limite máximo será de R$ 5,5 milhões, proporcional aos meses de operação. “A nossa expectativa é que o número de atendimentos diários na UPA Central seja em torno de 600. Hoje o PS Central atende em torno de 450 pessoas/dia, mas na UPA iremos agregar outros serviços, como a pediatria”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcos Calvo.
A UPA Central, construída em parceria com a Fundação Lusíada, funcionará todos os dias (24 horas) e realizará atendimentos de urgência e emergência (adulto e pediátrico).
Procedimentos/atendimentos previstos (por mês)
12 mil exames diagnósticos
17.500 atendimentos/procedimentos ambulatoriais (consultas, administração de medicamentos, curativos etc)
300 saídas em observações clínicas
2 mil procedimentos odontológicos