PMs e funcionários da CPFL são atacados a tiros durante operação contra ferros-velhos em Santos
Por Santa Portal em 09/05/2026 às 06:00
Policiais militares e funcionários da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foram alvos de disparos de arma de fogo durante uma operação contra irregularidades em ferros-velhos, realizada nesta quinta-feira (7), no Morro São Bento, em Santos, no litoral de São Paulo.
Durante fiscalização no primeiro estabelecimento na Avenida Bandeirantes, as equipes localizaram o comércio funcionando normalmente, com movimentação de pessoas. No entanto, após abordagem e identificação dos presentes, foi constatada a falta de alvará e documentação necessária para funcionamento, sendo emitida intimação para encerramento das atividades.
No local, os policiais também identificaram ligação clandestina de energia elétrica, caracterizando furto de energia, já que a rede estava conectada diretamente ao poste. A concessionária responsável foi acionada e realizou o desligamento da ligação irregular.
A perícia compareceu ao local e a ocorrência foi apresentada no Central de Policia Judiciária (CPJ) de Santos, onde o caso foi registrado como furto. O proprietário do ferro-velho permaneceu à disposição da Polícia Judiciária.
Durante a mesma operação, ainda no Morro São Bento, um segundo local foi vistoriado, na Rua Santa Mercedes. Também foi constatado furto de energia elétrica com ligação clandestina e foram apreendidas cinco máquinas caça-níqueis.
A proprietária do estabelecimento foi conduzida ao Distrito Policial e permaneceu à disposição da Justiça.
Ataque contra equipes da operação
Após as fiscalizações, as equipes se encaminhavam para um imóvel localizado no Largo do Machado, onde seria feito outro desligamento de energia elétrica irregular.
As equipes passavam pela Rua Santa Ângela, na esquina com a Rua Nossa Senhora da Assunção, quando dois homens que ficaram aguardando a chegada das viaturas atiraram contra os policias militares e os funcionários da CPFL.
Os PMs revidaram, inclusive com um dos agentes efetuando tiros de fuzil contra os suspeitos. Com a resposta dos policiais, os criminosos fugiram e ainda não foram localizados.
O armamento utilizado pelo PM foi apreendido para perícia. Além disso, foi requisitado exame residuográfico nas mãos do policial militar.
O caso foi registrado como tentativa de homicídio contra agentes de segurança pública e funcionários da companhia de energia, na CPJ de Santos. A ocorrência foi encaminhada ao 1º Distrito Policial (DP) de Santos.
Já a CPFL Piratininga informou que não havia equipe sua no local.