Parque Valongo tem primeira fase entregue nesta sexta-feira

Por Santa Portal em 05/07/2024 às 11:00

Carlos Nogueira/PMS
Carlos Nogueira/PMS

O Parque Valongo, em Santos, teve sua primeira fase inaugurada, nesta sexta-feira (5) com a presença do prefeito Rogério Santos, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e de outras autoridades.

A cerimônia ocorre no Armazém 4, que foi totalmente revitalizado, e é aberta aos visitantes, que também poderão curtir o show do cantor e compositor Zeca Baleiro, às 19h30, na área externa.

Somente nesta sexta, o parque será fechado às 14h para a montagem da estrutura do show musical, reabrindo às 18h, para que todos se acomodem para a apresentação, às 19h30.

Também a partir das 18h, haverá a estreia de outra atração do local: a roda- gigante, que funcionará até as 22h – horário de fechamento do parque. Já a partir de sábado (6), o Parque Valongo vai funcionar todos os dias, incluindo feriados, das 8h às 22h.

Primeira fase

O primeiro passo para a concretização do Parque Valongo ocorreu em maio de 2023, quando a Autoridade Portuária de Santos (APS) cedeu a área de antigos armazéns abandonados para a Prefeitura de Santos, que buscou recursos para começar a transformação do cenário degradado.

Instalada numa área de 10 mil m², que ocupa 300 metros de extensão de linha d’água, a primeira fase do Parque Valongo abrange o espaço antes ocupado pelas ruínas do Armazém 4 e do vão onde havia os Armazéns 5 e 6.

Toda a área foi revitalizada. O antigo Armazém 4 se transformou num amplo e moderno espaço coberto e climatizado, que abrigará eventos. O primeiro deles será a Festa Inverno – Santos 2024, de 12 de julho a 4 de agosto.

No espaço externo, o público ganhou áreas de lazer para toda família: uma quadra de beach tennis, playground para as crianças, jardim e uma roda-gigante, a Gigante de Santos, com 32 metros de altura e 20 cabines.

O Parque tem, ainda, um píer de contemplação e uma plataforma flutuante, com capacidade para 14 embarcações, onde haverá um roteiro hidroviário no futuro. O objetivo é alavancar também o turismo náutico. A implantação do píer no parque foi viabilizada com recurso do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb) orçado em R$ 1,2 milhão. Outro destaque do Parque Valongo é o resgate do contato dos santistas com a linha d’água no cais. No local, os visitantes podem observar o tráfego de navios pelo canal do Porto e um belo pôr do sol.

Navio oceanográfico

O local ainda terá mais uma atração: o navio oceanográfico Professor Wladimir Besnard, que já faz parte do belo cenário do parque, por estar atracado próximo ao Armazém 4. Sob responsabilidade da OSCIP Instituto do Mar, a embarcação está sendo restaurada por um grupo de voluntários e terá várias atrações para os visitantes.

Próximas etapas

Entre os serviços das próximas fases do Parque Valongo está o restauro e revitalização dos Armazéns 1, 2, 3, além da Casa de Pedra (áreas federais), previstos para a segunda etapa. A ideia é que o Terminal Marítimo de Passageiros, hoje situado no Macuco, seja transferido para essa área (armazéns 1 ao 3). A alteração está no planejamento da APS.

O investimento para estas obras já foi garantido pela Prefeitura de Santos, por meio de um Trimmc (Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e Compensatórias), firmado em 2023, dessa vez com a Brasil Terminal Portuário (BTP), que vai repassar R$ 23,7 milhões para esta fase do projeto.

Há, ainda, o Armazém 7, que ficará sob responsabilidade da APS, destinando o local para atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.

Mais um acesso

Situado entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, o Parque Valongo terá o acesso ampliado e facilitado com a construção de uma passarela que se estenderá entre a Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, e o novo Armazém 4, no cais, atravessando a Rua Tuyuti – também revitalizada pelo Município – e a Avenida Perimetral.

A estrutura deve ser entregue até o final deste ano e é uma contrapartida da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que faz a gestão da malha ferroviária. A obra ficará a cargo da Rumo Logística, uma das operadoras de ferrovias na área portuária.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.