Pacientes do PS da Zona Leste reclamam de falta de médico e demora no atendimento; VÍDEO

Por Santa Portal em 16/04/2025 às 06:00

Reprodução
Reprodução

Pacientes que estavam no Pronto-Socorro (PS) da Zona Leste, em Santos, reclamaram de uma demora no atendimento por causa da suposta ausência de médicos, nesta segunda-feira (14).

Segundo relatos, o médico plantonista teria se atrasado e só chegou por volta das 22h na unidade hospitalar, o que resultou no aumento da fila de espera para atendimento no PS.

Procurada pelo Santa Portal, a Pró-Saúde, que faz a administração da UPA 24h Zona Leste, informa que a escala de médicos plantonistas estava completa, sendo composta por um médico emergencista, sete clínicos, um ortopedista e dois pediatras. “No dia houve uma situação pontual, em que um médico plantonista não compareceu, mas foi prontamente substituído sem prejuízo na espera dos pacientes”, diz a nota.

“Ressaltamos, ainda, que no dia 14/04/2024, a unidade realizou 468 atendimentos, sendo 42% dos pacientes atendidos classificados com grau de gravidade azul, ou seja, sem urgência. Esse cenário ressalta que há uma migração de pacientes que deveriam estar na atenção básica e que acabam aguardando um período maior de atendimento na UPA”, conclui a Pró-Saúde.

Já a Secretaria de Saúde de Santos destaca que emitiu um ofício-notificação para a Organização Social (OS) responsável pela gestão da unidade solicitando mais esclarecimentos sobre o ocorrido nesta segunda.

Por fim, a Secretaria de Saúde esclarece que fiscaliza os contratos de gestão das UPAs e os avalia periodicamente, inclusive no quesito tempo de espera.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.