Paciente suspeito de intoxicação por metanol em Santos recebe alta; Estado descarta caso
Por Santa Portal em 05/12/2025 às 10:00
O paciente, de 34 anos, que estava internado na Santa Casa de Santos, no litoral de São Paulo, com suspeita de intoxicação por metanol recebeu alta na manhã desta quarta-feira (3). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do hospital, que afirmou não poder divulgar outros detalhes por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A suspeita havia sido registrada no fim de novembro, quando a Secretaria de Saúde de São Paulo informou que o caso estava em avaliação e que somente exames laboratoriais poderiam confirmar ou descartar a intoxicação. O paciente chegou a ser encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após apresentar sintomas cerca de uma semana depois de ingerir bebida alcoólica.
Nesta quarta-feira (3), no entanto, a pasta atualizou o balanço oficial e descartou o caso de Santos. De acordo com a pasta, o único caso que permanece sob investigação na região é em Paraibuna. Com a atualização, o Estado já soma 520 suspeitas descartadas desde o início do monitoramento.
Segundo o boletim estadual, 50 casos de intoxicação por metanol foram confirmados em São Paulo, incluindo 10 mortes. As vítimas fatais são:
- quatro homens (26, 45, 48 e 54 anos) residentes na Capital;
- uma mulher, de 30 anos, de São Bernardo do Campo;
- dois homens (23 e 25 anos) e uma mulher (27 anos) de Osasco;
- um homem, de 37 anos, de Jundiaí;
- e um homem, de 26 anos, de Sorocaba.
Além disso, cinco óbitos seguem em investigação:
- Guariba (homem de 39 anos);
- São Vicente (homem de 32 anos);
- São José dos Campos (homem de 31 anos);
- Cajamar (dois homens, de 29 e 38 anos).