Novo abrigo em Santos permite que pessoas em situação de rua levem seus animais
Por #Santaportal em 15/06/2018 às 16:36
O CACHORRO TAMBÉM – Uma das maiores razões das pessoas em situação e rua resistirem à ideia de dormir em um abrigo é a proibição de levarem seus cachorros, eternos companheiros, para o local. Este problema começa a ser solucionado hoje em Santos. Um novo abrigo de inverno, com 40 vagas, vai ser aberto hoje pela Prefeitura e permite que os acolhidos levem também seus cães.
O abrigo vai funcionar na Rua General Câmara, 245/249 e ainda passa por pequenas adequações para receber os animais. Os acolhidos irão receber kit de higiene, banho, vestuário e jantar. Com esta unidade, a Município soma cincoabrigos, com total de 242 vagas.A abertura do espaço, que ocorre bem próximo à chegada do inverno (que começa na próxima quinta-feira), coincide com o reforço e intensificação da busca ativa nas ruas, que passará a contar com mais uma equipe de abordagem no período noturno.
Atualmente, atuam dois grupos pela manhã, o mesmo número à tarde e um durante a noite, que abordam pessoas em situação de rua e as encaminham para arede socioassistencial do Município.
“Com a ampliação na oferta de vagas de acolhimento e a intensificação da busca ativa nesse período crítico de frio, aumentam também as chances de convencimento das pessoas a aderirem aos serviços oferecidos pela Prefeitura”, acredita o Secretário de Desenvolvimento Social, Flavio Ramirez Jordão.
A rede de acolhimento da Cidade é composta também pela Seção de Acolhimento eAbrigoProvisório de Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seacolhe-Aif), com 80 vagas, e pela SeçãoAbrigopara Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seabrigo-Aif), com 48 vagas, além das instituições conveniadas – Albergue Noturno (50 – demanda espontânea) e a Casa das Anas (24). As equipes de abordagem e o Centro Pop são portas de entrada para esse serviço.
O Município ainda oferece o Serviço Especializado em Abordagem Social e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro Pop (Rua Conselheiro Saraiva, 13, Vila Nova). As Equipes desenvolvem um serviço de abordagem constante a essa população, a fim de estabelecer vínculos de confiança com os operadores sociais, e propor encaminhamentos para a rede socioassistencial do Município.
Para quem decide sair das ruas, são oferecidas oportunidades de qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho, como o projeto Fênix, que concede bolsa de um salário mínimo por 18 meses. É ofertado também o retorno ao convívio familiar e comunitário à cidade de origem, pelo Centro Pop.