Nova ressaca deve atingir a região nesse final de semana, segundo NPH da Unisanta
Por #Santaportal em 24/08/2018 às 12:34
RESSACA – O Núcleo de Pesquisa Hidrodinâmica da Unisanta (NPH-Unisanta) alerta para a chegada de uma frente fria na região da Baixada Santista, para esse final de semana, em que há previsão de ondas moderadas em conjunto com uma maré elevada a partir de sábado (25).
No domingo (26), a maré poderá ultrapassar 1,7m por volta das 15h. Já na madrugada de segunda-feira (27), por volta de 3 horas, a maré poderá ultrapassar 1,8m na região da Baía de Santos. No interior do estuário a maré prevista é acima de 1,8 metros no domingo (26) e acima de 2 metros na madrugada de segunda-feira, representando aumento de 60cm em relação à tábua de marés;
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de alerta devido à previsão de nível do mar acima de 2 metros.
Se a previsão se mantiver, não são esperados impactos na região da Ponta da Praia devido à intensidade e direção preferencial das ondas. Entretanto, a previsão de maré elevada poderá ocasionar alagamentos nas áreas suscetíveis como na Zona Noroeste. Cabe ressaltar que a previsão pode se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos.
Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões e das condições do mar nos próximos dias.