Museu Pelé recebe mostra fotográfica de personagem ícone da literatura sueca: Pippi Meialonga
Por #Santaportal em 19/06/2018 às 15:07
PROGRAMAÇÃO GRATUITA – Tal como no Brasil, 1958 foi um ano marcante também na Suécia. Foi quando a escritora infanto-juvenil suecaAstrid Lindgrenobteve seu primeiro grande reconhecimento internacional, aMedalha Hans Christian Andersenpor seu livro“Pippià Bordo”. Décadas após, em 1999, a autora foi eleita em consulta do jornalAftonbladet, a figura mais influente do século XX em seu país. Uma vasta obra literária, traduzida para mais de 70 idiomas, e cada vez mais apreciada no Brasil.
Para homenagearAstrid Lindgren,promover sua obra e lembraros 60 anos de um época inesquecível para a amizadeBrasil-Suécia, a personagem mais emblemática da escritora,PippiMeialonga, aporta em Santos, berço da arte dePelé, para uma viagem lúdica pelas paisagens e pela cultura. A partir de sexta-feira, 29 de junho, com abertura de 12h às 18h, chega aoMuseu Peléa exposição fotográfica“Pippiem Santos”, com fotos dePaulo Villare curadoria deRodrigo Accioly.
História
Pippi é a personagem principal do livro “Pippi à Bordo”, da escritora infanto-juvenil sueca, Astrid Lindgren. O sucesso da obra foi reconhecido com a Medalha Hans Christian Andersen.
Apresentada no livro homônimo de 1945,Pippiera uma menina curiosa, caracterizada pelos cabelos vermelhos como o fogo, arrumados em duas tranças apertadas. Ela vestia duas meias compridas, e calçava um par de sapatos muitos números maiores que seus pés.
Ao embarcar em uma aventura,Pippi encontra o “Canhão da Vila”Pepe, que a convida a visitar a Vila Belmiro, onde encontram nos “ Peixinhos da Vila” (meninos da categoria sub-11 doSantos FC). Com eles, acontece uma mágica reconstituição da partida final de seis décadas atrás.
O desempenho dePelé durante o mundial surpreendeu o mundo. Curiosamente, os adversários do Brasil na final foram os anfitriões suecos, que, até hoje, reconhecem no vice-campeonato, seu maior resultado e motivo de grande orgulho nacional. Os acontecimentos teriam sido o marco inicial das relações entre Brasil e Suécia.
De acordo com informações, ao criar a personagem Pippi, Astrid Lindgren teria sido a precursora de movimentos que se consolidaram décadas mais tarde. Uma personagem icônica que traz em si, o poder feminino e o antidoto para o preconceito e obullying .