Museu do Café integra programa do Estado para valorizar história cafeeira
Por Santa Portal em 11/04/2025 às 16:00

O Museu do Café de Santos é um dos 57 atrativos turísticos do novo programa Rotas do Café de São Paulo, apresentado na última terça-feira (8), pelo Governo de São Paulo para valorizar a história do café em fazendas centenárias, ateliês, centros de pesquisa abertos à visitação, e apresentá-los como atrativo turístico. Além de espaços culturais ligados ao café, como o museu, há destinos isolados de grande potencial e cinco rotas temáticas inéditas.
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, restaurantes e estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista The World’s 100 Best Coffee Shops.
O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, por exemplo, o visitante tem a chance de degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Francisco e Bento XVI em visita ao Brasil. A experiência acontece em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, em Cristais Paulista, oferece o roteiro completo, na Rota Mogiana Paulista.
As experiências continuam nas Rotas Alto Cafezal; Circuito da Águas; e Cuesta, Itaqueri e Tietê. “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.
Exposição em São Paulo
O Palácio dos Bandeirantes recebe, de 8 a 17 de abril, a exposição ‘O Feminino no Café: 1870-1930’, produzida pelo Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A ação, coordenada pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, departamento museológico da Secretaria da Casa Civil, tem como objetivo mapear e incentivar a cadeia produtiva do café, promovendo o desenvolvimento do setor e de áreas relacionadas.
A mostra, com curadoria do Museu do Café e pesquisa de roupas de Adriana Vaz, busca visibilizar a participação das mulheres na economia cafeeira do período de 1870 à 1930, apresentando a história de múltiplas personagens femininas através de objetos, documentos, imagens e reprodução de vestimentas, organizados em perfis: escravizadas, colonas, fazendeiras, artistas e patronesses, sem esquecer a diversidade de condições econômicas e sociais, motivações e atuações inseridas em cada núcleo.