Com obras atrasadas, Museu de Pesca deve ser reaberto até o fim do ano

Por Adriano Bastos em 15/01/2025 às 05:00

Divulgação / Museu de Pesca
Divulgação / Museu de Pesca

Um dos pontos turísticos mais tradicionais de Santos, o Museu de Pesca vai reabrir em 2025, mas não tem previsão de mês, trimestre e nem semestre. A atualização foi feita pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por e-mail, na última segunda-feira (13). O espaço está fechado para obras desde 2022 e tinha o segundo semestre de 2024 como prazo de entrega.

“O adiamento na entrega da revitalização ocorre pela complexidade dos processos necessários para viabilizar intervenções em um patrimônio histórico, de forma a respeitar critérios técnicos e legais. O investimento até o momento segue em R$ 1,2 milhão, mas o montante empenhado na obra deverá sofrer alterações para contemplar as demandas específicas do prédio histórico”, informou a pasta por e-mail.

O casarão, datado de 1908, passou a sediar o Museu de Pesca em 1932. Ainda no local, há uma fortificação do século 18. O prédio já abrigou a Escola de Aprendizes-Marinheiros.

O Museu da Pesca conta em seu acervo com a ossada da baleia Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento, 193 ossos e sete toneladas. Além disso, o espaço também conta com tubarões, raias, tartarugas, peixes, lula-gigante e leões marinhos taxidermizados, diorama (cenário) representando os quatro ecossistemas marinhos do litoral paulista (manguezal, praia arenosa, costão rochoso e fundo do mar).

Bastante interativo, o espaço tem uma sala do Barco, simulando um convés; esqueletos de animais aquáticos; sala das areias e conchas coletados em vários pontos do Brasil e do mundo. Por fim, há o Quarto do Capitão, espaço lúdico que simula o quarto de um barco.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.