Morador de Santos ilustra automóveis clássicos em miniaturas

Por Alanis Ribeiro em 04/09/2023 às 06:04

Reprodução/Instagram/@atila_serdera
Reprodução/Instagram/@atila_serdera

Quem não gostaria de ter uma miniatura do seu carro favorito, ou de algum clássico que não se vê mais com tanta frequência nas ruas? Morador de Santos, Átila Serdera, de 50 anos, passou a se aventurar além da sua profissão de atendente dos Correios para ilustrar automóveis clássicos.

O amor e admiração por carros em miniaturas o acompanha desde a infância. Aos seis anos, Átila Serdera começou a sua primeira coleção, por influência de seu falecido pai, Valter Serdera, que trabalhava como pintor automotivo na Volkswagen.

Por conta da sua idade, seu pai sempre o permitiu acompanhar a customização dos carros em miniaturas. Conforme foi crescendo, começou a se aventurar em pequenos detalhes e a se arriscar nas combinações das cores, onde passou a produzir com grande frequência para si mesmo. 

Quando alcançou a transição da adolescência para a fase adulta, as confecções foram interrompidas, pois tinha que se dedicar completamente ao trabalho e aos estudos.

“Desde pequeno já ilustrava miniaturas, mas quando meu pai faleceu, em 2017, passei a fazer as customizações, principalmente, como forma de homenagem ao meu pai”, declara Átila Serdera. 

Como forma de eternizar os ensinamentos e a presença do pai em sua vida, além de expressar o seu talento e amor pela arte, retornou a trabalhar de forma independente na criação de suas artes. 

“Tenho uma ligação com a pintura muito profunda, ela desenvolveu em mim uma memória afetiva, significa muito mais que um hobbie. Hoje, faço tratamento para ansiedade, mas a pintura vem me ajudando muito no controle das minhas crises”, acrescenta. 

Atualmente, por conta do espaço que essa prática tomou em sua vida, Átila segue se aperfeiçoando cada vez mais para proporcionar ilustrações mais realistas e  próximas da perfeição. 

Os veículos em miniaturas são comprados por Átila, somente com o formato do carro desejado, mas ele é quem acrescenta detalhes e autenticidade aos automóveis e aeronaves. 

Há seis anos, as suas customizações passaram a ser reconhecidas entre o público de todas as idades. Aliás, seu filho mais novo, Moisés Serdera, de 8 anos, o acompanha nos eventos e feiras voltadas ao mundo automobilístico. Já seu filho mais velho, Migual Serdera, de 12, apesar de ainda não ter se envolvido nesse mundo, sempre apoia seu pai, em cada trabalho que ele se propõe a fazer.

As artes são feitas com o objetivo de proporcionar uma experiência única ao comprador e ao colecionador, além de ajudar a preservar as memórias e manter viva a história do automobilismo. 

Hoje, o morador de Santos concilia uma vida de jornada dupla entre a arte e seu emprego atual, mas sempre em busca da se especializar cada vez mais no que se propõe a fazer.

Para saber e acompanhar mais sobre o trabalho de customizações, os interessados podem acessar o Instagram oficial do artista.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.