Mar agitado e ventos fortes devem continuar até segunda em Santos
Por Santa Portal em 05/04/2025 às 18:00

A Defesa Civil de Santos e o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) alertaram neste sábado (5) que as condições adversas no mar devem persistir até a manhã de segunda-feira (7), apesar da diminuição prevista das chuvas. O boletim é baseado em dados atualizados da plataforma Aquasafe Santos.
Desde a tarde de sexta-feira (4), a passagem de uma frente fria vem provocando mar agitado na Baía de Santos. Durante a noite, sensores da Praticagem de São Paulo registraram rajadas de vento de até 86 km/h, ondas com altura significativa de até 2,9 metros, além do nível do mar chegando a 1,6 metro na baía e 1,7 metro no interior do estuário.
A previsão para os próximos dias indica que o mar segue agitado, com ondas superiores a 2 metros, vindas do quadrante sul e sudeste. O pico da maré está previsto para a madrugada de domingo (6), com alturas de até 1,4 m na Baía de Santos e 1,7 m no estuário, o que representa um aumento de cerca de 50 cm em relação à tábua de marés.
O município permanece em estado de atenção, conforme o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, devido à previsão de ondas entre 2,0 e 3,0 metros.
Chuva diminui
Quanto à chuva, a Defesa Civil de Santos informa que o tempo deve permanecer instável neste sábado, com possibilidade de pancadas mais fortes em alguns momentos. No entanto, o volume total de precipitação previsto é menor em comparação à noite de sexta, o que reduz o risco de transtornos.
No domingo, a chance de chuva é de 70%, mas com intensidade variando de fraca a moderada. Já na segunda, essa probabilidade cai para 60%, com previsão de chuvas leves, sem risco de tempestades ou ventos intensos. A Defesa Civil orienta que a população evite áreas de risco, siga os alertas emitidos pelas autoridades e redobre a atenção nas atividades marítimas e na orla da cidade.