Jovem supera crises de ansiedade e conquista campeonato de fisiculturismo
Por Alanis Ribeiro em 01/01/2024 às 08:00
Após se recuperar de crises de pânico e ansiedade, o vendedor de lojas de suplementos Raphael Vitório Riesco da Silva, de 27 anos, virou um exemplo de força e superação ao dar a volta por cima e se tornar campeão de fisiculturismo.
Raphael teve uma infância tranquila. Sua única preocupação era se divertir. As coisas começaram a mudar na adolescência, aos 16 anos, quando passou a se preocupar cada vez mais com a aparência e bem-estar, motivando a entrar na academia.
Por conta das dificuldades financeiras, resolveu praticar exercícios físicos por conta própria em casa. Satisfeito com o resultado obtido, Raphael decidiu se aventurar pela modalidade de fisiculturismo.
Com a ambição de se desafiar e redescobrir, em 2017, aos 22 anos, mesmo sem treinador e preparo adequado, participou da primeira edição do Campeonato Mister Litoral, onde terminou na última posição.
O insucesso não o abalou. Em 2020, retornou aos palcos para participar da 66º Edição do Mister Santos, concorrendo na categoria Classic Physique, no qual ocupou a oitava colocação. No ano seguinte, na categoria Mens Physique, conquistou o quinto lugar.
As primeiras conquistas
O auge veio em 2023, quando Raphael competiu nas categorias Classic Physique Novice, Classic Physique Open e Men’s Physique Open, conquistando os três títulos no 69° Mister Santos.
As conquistas, no entanto, trouxeram uma conta muito pesada. Em consequência do alto ritmo de pré-treino, Raphael começou a desenvolver crises recorrentes de ansiedade e pânico.
“Nunca havia sentido nada disso, fiquei desesperado, não conseguia comer e muito menos treinar direito. Infelizmente, tudo se tornava motivo de gatilho. Tudo que construí ao longo dos anos com treino e dedicação, eu havia perdido”, declarou o fisiculturista.
Raphael relembra que foram tempos difíceis. A cada olhada ao espelho, passava um filme da trajetória de sua vida na cabeça, fazendo-o pensar que nunca superaria a sensação de infelicidade e insegurança.
“A minha vontade de superação foi muito maior, eu coloquei à prova. Em 40 dias encontrei um treinador e em 33 dias já estava com tudo alinhado para dar início 100% a preparação”.
A volta por cima após crise de ansiedade
Com o apoio de sua família e força de vontade, superou as limitações que os transtornos psicológicos estabeleceram, conquistando mais quatro troféus.
Atualmente, após superar as dificuldades colocadas em seu caminho, o fisiculturista, se prepara para, futuramente, se apresentar profissionalmente no maior palco do mundo de fisiculturismo, em 2025.
“Toda essa superação não seria possível sem um forte propósito. Utilizo a minha história para continuar motivando as pessoas a seguir em frente. Sempre repito para mim mesmo: nenhum sonho é tão grande que você não possa realizar, encontre o seu propósito e viva por ele, o melhor te espera, acredite”, finaliza.