Guardas são homenageados após reanimarem homem em Santos
Por Santa Portal em 16/03/2022 às 06:00
Dois guardas civis municipais (GCM) de Santos receberam uma homenagem, nesta terça-feira (15), por terem salvo a vida de um homem, de 64 anos, que estava em parada cardiorrespiratória. Eles reanimaram Agnaldo José da Silva na orla da praia, e por isso, ele teve uma nova chance de viver.
O caso ocorreu no dia 13 de fevereiro, quando o idoso passeava com o neto, de 11 anos, e passou mal em frente ao monumento ‘Eu Amos Santos’, por volta de 12h. O neto, Pietro, conta que foi tudo muito rápido. “A gente estava caminhando e brincando um com o outro. De repente, ele segurou minha mão, disse que não estava bem e caiu. Daí, as pessoas ajudaram a deitá-lo no chão”.
Uma equipe da Guarda passava pelo local. O coordenador da GCM, Antonio Carlos, diz que foi prontamente socorrer a vítima, enquanto o colega, o inspetor-chefe Adelmar Miranda da Silva Filho, acionava o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu). Foram cerca de oito minutos entre o atendimento no calçadão e a remoção para a UPA da Zona Leste.
A ação que salvou a vida do idoso foi homenageada em uma cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, quando o aposentado finalmente teve a oportunidade de agradecê-los pessoalmente. “Eu só tenho a agradecer a atuação deles. Tenho que dar os meus parabéns”, afirmou emocionado.
A esposa, Valdete Paixão da Silva, e a filha, Paolla, também estavam presentes. Valdete, inclusive, teve a honra de entregar as medalhas Oswaldo Justo – a condecoração mais alta da corporação – aos dois guardas. “Agradeço a Deus por ter colocado a mão nesses anjos, porque não foi fácil o que eles fizeram ali. Eles não desistiram do meu marido nem por um minuto”, disse a esposa.

Para os guardas, o reencontro com Agnaldo foi um presente. “É um momento de bastante alegria. O importante para nós é poder vê-lo aqui, bem, e dizer que estamos sempre preparados para atender a todos os tipos de ocorrência”, disse Aldemar.
Já Antônio Carlos agradeceu pelo aprendizado adquirido. “Quando a gente faz o treinamento é uma coisa, na vida real, é muito diferente. É muito satisfatório saber que ele passou por aquela situação e hoje está aqui do meu lado. Só tenho a agradecer pela corporação nos dar sempre a chance de melhorar e aperfeiçoar nossos serviços, que hoje vão muito além de cuidar do patrimônio público”, finalizou o GCM.
Também estavam presentes membros da corporação, o coordenador da área de cardiologia da Santa Casa de Santos, Philipe Saccabi, um dos médicos que atendeu Agnaldo; os secretários de Segurança (Seseg), Sérgio Del Bel, e de Governo (Segov), Flávio Jordão; o responsável pelo núcleo de Educação Permanente (NEP), do Samu, Washington Miranda da Cruz, e o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias.