GCM captura condenado por vender drogas em quiosque no Gonzaguinha

Por Santa Portal em 22/07/2024 às 10:00

Reprodução
Reprodução

Condenado a seis anos, nove meses e 20 dias de reclusão por tráfico de drogas em um quiosque da Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, Nicolas Roberto Silva, de 30 anos, foi capturado por guardas civis municipais na Praça 22 de Janeiro, no sábado (20).

Os agentes realizavam patrulhamento de rotina pela praça e tinham informações de que Nicolas seria procurado da Justiça. Por esse motivo, o abordaram ao avistá-lo. Nada de irregular foi encontrado com o suspeito, mas ele teve os antecedentes pesquisados.

Depois de confirmarem que Nicolas está mesmo condenado, os guardas o conduziram à Delegacia de São Vicente, de onde removido ao sistema penitenciário após o registro da ocorrência de captura de procurado.

A condenação foi imposta pelo juiz Rodrigo Barbosa Sales, da 3ª Vara Criminal de São Vicente, em 7 de março de 2023, mas Nicolas pôde recorrer em liberdade. Em 28 de fevereiro de 2024, por unanimidade, a 11ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento à apelação do réu.

Com o trânsito em julgado da decisão, ou seja, o esgotamento dos recursos, verificado em 5 de abril, Sales expediu o mandado de prisão de Nicolas. Porém, apenas no sábado é que a ordem de captura foi cumprida.

Tráfico na orla

A condenação de Nicolas é decorrente de um flagrante de tráfico ocorrido no dia 12 de janeiro de 2021, no calçadão da Praia do Gonzaguinha. Ele e uma mulher estavam juntos em um quiosque e decidiram sair do local, caminhando para direções opostas, ao perceberem a aproximação de policiais militares.

A atitude do casal despertou a desconfiança dos PMs, que foram ao encalço dos suspeitos. Nesse momento, Nicolas arremessou para o telhado do quiosque um saco plástico, mas a embalagem caiu no chão e os policiais constataram que nela havia 26 pedras de crack, dez porções de cocaína e duas porções de maconha. As drogas totalizaram 14 gramas.

O acusado portava a quantia de R$ 261,00 em notas trocadas, enquanto nada de ilícito foi achado com a mulher. Nicolas foi autuado em flagrante por tráfico e recolhido a cadeia. Por esse mesmo tipo de crime, ele já cumpriu duas condenações.

Em 24 de julho de 2021, em virtude do excesso de prazo na instrução processual, o juiz concedeu ao réu a liberdade provisória. Desde então, Nicolas respondia à ação penal solto e assim permaneceu até a decisão condenatória transitar em julgado. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.