Estudo sobre veleiro encontrado na praia de Santos deve começar em agosto
Por #Santaportal em 06/06/2018 às 10:42
PRAIA DE SANTOS – O estudo sobre os destroços encontrados em um navio da praia do Embaré, em Santos, deve começar em agosto. A informação é do arqueólogo Manoel Gonzalez.
No final de maio, a Marinha do Brasil autorizou a realização de trabalhos de pesquisa no navio que provavelmente pertence ao veleiro Kestrel. Entretanto, falta o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que os estudos sejam iniciados.
“No momento estamos em processo de liberação das pesquisas. Acredito que em agosto já estaremos com a portaria (que autoriza a realização dos estudos in loco). Com a assinatura de um acordo (entre o arqueólogo e os órgãos), poderemos iniciar os trabalhos”.
O arqueólogo explica que está prevista a escavação arqueológica da embarcação e, depois, a avaliação do que será efetivamente feito com os destroços.
Encontrado em agosto de 2017
Desde que vestígios da embarcação apareceram no dia 22 de agosto, por conta da maré baixa, Gonzalez começou a guardar informações do veleiro. Ele lidera um grupo de estudos criado para identificar a qual embarcação pertence o material. Agora, garantindo que o veleiro é mesmo o Kestrel, ele liberou umsite Projeto Kestrel com as informações da embarcação.