Estruturas metálicas da nova passarela começam a ser instaladas no Centro de Santos
Por Santa Portal em 21/01/2025 às 20:00
A etapa inicial de montagem do bulevar aéreo, nova passarela de pedestres que ligará diretamente a Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos, ao Parque Valongo, começou a ser realizada na manhã desta terça-feira (21). A estrutura, com previsão de entrega para o final de março, é uma contrapartida da Autoridade Portuária de Santos (APS) e Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que faz a gestão da malha ferroviária.
Os içamentos e posicionamentos dos dois primeiros trechos da estrutura foram iniciados na Rua Tuiuty, enquanto a terceira estrutura metálica será implantada quarta-feira (22), das 5h às 17h. Nesta data, além da colocação do terceiro trecho, uma torre de apoio provisória será instalada e operada na perimetral até o dia 3 de fevereiro.
Já o quarto e último trecho da passarela, composto por duas peças de 16 metros e cerca de 28 toneladas, chegará ao canteiro de obras no dia 23 de janeiro. Por vir em duas partes, a junção deles será realizada a partir do dia 24. Depois, o trecho será içado de uma única vez, com previsão de início no dia 2 de fevereiro, a partir das 10h, até às 5h do dia 3.
Junto a todas essas etapas, serão feitos os içamentos da rampa helicoidal e escada (dentro do Parque Valongo) sem interferência com a via e linha férrea (ainda sem data definida).
“A nova passarela, além de pensar em todos que transitam pela região, também está sendo pensada como um atrativo turístico. A revitalização do Centro requer ações integradas, que fomentem o desenvolvimento sustentável de uma das áreas mais charmosas e cheias de história de Santos”, destacou o prefeito Rogério Santos.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Glaucus Farinello, ainda destaca que a estrutura facilitará a mobilidade para o acesso ao Parque Valongo. “Este é o início de mais uma parte dentro de um conjunto de intervenções que estamos realizando no Centro Histórico.
A obra, que conta com a parceria do Porto, é de extrema importância porque tem como maior objetivo conectar a Cidade à região, privilegiando rampas e facilitando o acesso ao Centro”.
Alterações de trânsito
As intervenções para a implantação da passarela também ocasionarão alterações de trânsito. A partir de quarta-feira (22), a Rua Tuiuty, entre a Rua Frei Gaspar e a Praça Barão do Rio Branco, ficará bloqueada das 5h às 17h. A rota alternativa para os motoristas será a Rua Antonio Prado. Depois, o trânsito da Rua Antonio Prado (sentido Alemoa/Ponta da Praia) será desviado para a Rua Tuiuty, entre a quarta-feira até 3 de fevereiro.
No dia 3, a interdição será nos dois sentidos: em direção à Ponta da Praia, com desvio para a Rua Tuiuty e no sentido Alemoa, com tráfego direcionado para a Rua João Pessoa (até a Rua Cristiano Otoni).
Bonde Turístico
Nesta quarta-feira (22), a Linha Turística do Bonde não vai funcionar. A suspensão temporária dos passeios deve-se ao bloqueio em trecho da Rua Tuiuty, a ser ativado das 5h até 17h, para os trabalhos de instalação da estrutura. Na quinta (23), a atração volta a circular normalmente