Estaqueamento das novas edificações de praça é finalizado em Santos
Por Santa Portal em 29/03/2025 às 07:00

Terminou nesta sexta-feira (28) o cravamento de estacas para a nova quadra coberta e um edifício de apoio que a Prefeitura de Santos está construindo na Praça Rubens Ferreira Martins, no bairro Estuário. A fundação profunda é executada com equipamento que realiza a concretagem da estaca simultaneamente à retirada do solo.
Os serviços, que começaram na quarta-feira (26), foram antecedidos pela sondagem da área, realizada no final do mês passado, paralelamente à demolição do piso em concreto da antiga quadra.
“A próxima etapa é a colocação dos blocos e o baldrame, estrutura de concreto armado que servirá de base para a construção do prédio de apoio, distribuindo de maneira uniforme o peso da edificação”, explicou o engenheiro civil Hélio Santos Jr., da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Púbicos (Seinfra), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.
Esse edifício disporá de cinco salas multiúso, chuveiros, sanitários e quatro banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais (PNE). Também conhecido como viga de fundação, baldrame é uma estrutura de concreto armado que serve de base para uma construção, de forma a prevenir o afundamento da estrutura, garantir a estabilidade da construção, e evitar o aparecimento de fissuras e rachaduras.
Novo visual
Com cerca de 2.500 m² e localizada na Zona Intermediária, entre as ruas Ary Vieira Barbosa e João Luzo, a praça, onde fica a Paróquia São Jorge e São Benedito, ganhará também novo visual, com troca do piso, área de convivência dotada de jardim, jardineira e banco; tratamento paisagístico; vagas de estacionamento e iluminação de LED. “O foco é a segurança, acessibilidade e o bem-estar da população”, destacou o secretário Fabrício Cardoso, titular da Seinfra.
Projeto
Entre o prédio de apoio e a área de convivência será construída a nova quadra coberta, com piso em concreto e dotada de tabelas para basquete, postes removíveis para a rede de vôlei e traves, também removíveis, para futebol de salão, além de quatro jogos de cadeira longarina plástica, cada uma com quatro lugares.
A praça também ganhará nova pavimentação, passeio em mosaico português, guias, sarjetas e faixa elevada para travessia de pedestres.
A revitalização da Praça Rubens Ferreira Martins está a cargo da empreiteira BHO Construtora, vencedora da concorrência pública. O investimento é de R$ 2.599.000,00, dos quais R$ 1.200.000,00 provenientes do Governo do Estado e o restante, dos cofres municipais. O prazo contratual é de oito meses e expira no final de setembro.