“Viver no Morro”, produzido por moradores do Morro do São Bento

Por Santa Portal em 11/08/2022 às 08:44

Reprodução
Reprodução

Chegou a hora de assistir o filme produzido pelos moradores do Morro do São Bento, que participaram do projeto Querô Comunidade 2022. O documentário “Viver no Morro” estreia neste sábado (13/ago), às 19h, na própria comunidade: Largo do Machado (Largo 2), Morro do São Bento – Santos/SP. A entrada é gratuita e aberta ao público!

Com patrocínio master da IBM e Banco BV e patrocínio da Petrocoque, TK Elevadores e Brasil Terminal Portuário, as aulas do projeto Querô Comunidade aconteceram de 29/abr a 20/mai e 21 moradores do Morro se inscreveram para participar. Ao todo, foram 8 encontros realizados, e os moradores aprenderam as principais etapas para produção de um curta-metragem documental, passando por aulas de Introdução Audiovisual, Roteiro, Produção, Manuseio de Equipamentos, Edição e a Gravação do filme, realizada dia 14/mai.

Com direção dos moradores Alex Silva, Edinho Beserra, Fabio “Beicinho”, Francisco Vieira Reginato e Thaigo Costa, o documentário “Viver no Morro” conta por meio de depoimentos, um pouco do dia-a-dia de quem vive no Morro do São Bento, a partir do olhar dos próprios moradores da comunidade, situada em Santos/SP.

“Para nós do Querô, buscar essa democratização do cinema faz parte do nosso propósito diário, levando a produção audiovisual também para dentro das comunidades. O audiovisual é um meio cada vez mais forte de diálogo e poder multiplicar o conhecimento do Querô com os moradores, os empoderando a contarem suas histórias, é sempre forte e emocionante”, comenta a coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss.

Após a estreia, o curta seguirá para o circuito de festivais em todo país até o final do ano que vem, e após esse período, será postado publicamente no YouTube do Querô (youtube.com/institutoquero) para que todos possam assistir.

Além dessa edição no Morro do São Bento, o Querô abrirá inscrições ainda esse ano para uma segunda edição do projeto Querô Comunidade, em uma nova comunidade da região, que será divulgada em breve pelas redes sociais da Instituição. Acompanhe no Instagram @institutoquero e Facebook fb.com/institutoquero.

Sobre o Querô Comunidade – com realização do Instituto Querô,  o projeto busca ser mais um caminho para democratizar o acesso à cultura e a produção audiovisual, visando empoderar moradores de comunidades a contarem suas histórias, utilizando o audiovisual para despertar diálogos sobre questões sociais das quais as comunidades estão inseridas e estimular a afirmação cultural e identitária dos moradores participantes, a fim de fortalecer a cultura popular. No Projeto, os arte-educadores do Querô, todos capacitados na Instituição pelo projeto Oficinas Querô,  procuram estabelecer vínculos com as comunidades, propondo oficinas de produção audiovisual, a partir das necessidades e anseios que os moradores querem compartilhar. O final do Projeto resulta na produção de um documentário, levando a voz da comunidade às telonas.

QUERÔ – Com 16 anos de história, o Querô é uma instituição sem fins lucrativos de Santos/SP que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio da capacitação e produção audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social. Até aqui, mais de 300 obras audiovisuais foram realizadas na Instituição, conquistando 99 prêmios. Mais informações em www.institutoquero.org

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.