Delegada vai indiciar motorista de veículo que bateu e matou motociclista por homicídio doloso

Por Santa Portal em 22/10/2024 às 20:00

Reprodução
Reprodução

Apesar de colocado em liberdade após pagar R$ 42 mil de fiança, o motorista que bateu com o seu carro em alta velocidade, no acidente que resultou na morte do motociclista Caetano Ribeiro Aurungo, de 21 anos, em Santos, ainda pode ser preso novamente. A afirmação é da delegada Liliane Lopes Doretto, responsável pelo caso.

Liliane deu detalhes sobre o caso e negou a informação de que o suspeito, João Pedro Donatone, de 19 anos, estava alcoolizado no momento em que dirigia o veículo no momento em que o carro e a moto colidiram.

“Ele se recusou a fazer coleta de sangue no momento do acidente, mas passou pelo IML depois e fez o exame clínico para saber se as condições dele estavam alteradas a ponto de uso de drogas ou álcool, o que não foi confirmado. Por isso ele foi preso por homicídio culposo decorrente de acidente de trânsito. A gente tem que entender que os fatos se deram durante o final de semana, o CPJ fez a prisão e a autoridade policial que presidiu a prisão dele não tinha ainda acesso as imagens do acidente. Até aquele momento, de fato, era um acidente de trânsito. Até que chegou ao meu conhecimento, tive um olhar mais aprofundado, para eu poder individualizar e sabiamente saber tipificar essa ocorrência”, disse a delegada, em entrevista exclusiva ao Santa Portal.

Segundo Liliane, não foram apenas as imagens que registraram o momento exato em que houve o acidente que levaram ela a mudar a tipificação do crime pelo qual Donatone será indiciado – de homicídio culposo na direção de veículo automotor para homicídio doloso.

“Não só as imagens, existe um conjunto probatório. Conforme as investigações vão avançando, as provas vão vindo aos autos, nós vamos moldando a conduta ao tipo penal. Como eu vislumbrei que efetivamente ele correu o risco com a ação dele de machucar ou matar alguém, como efetivamente aconteceu, baseado nas provas, legislação e doutrina, mudei esse crime de homicídio ocorrido na condição automotor de trânsito para um homicídio qualificado do Código Penal. Ele não deu a chance da pessoa se defender. O motociclista, embora imprudente por estar em alta velocidade, estava com o sinal favorável a ele. Ele não contava que ia ser colhido por uma pessoa com uma velocidade igual a dele ou maior”, explicou.

Com o inquérito concluído, a delegada pediu a prisão preventiva do motorista. De acordo com Liliane, a Justiça ainda irá avaliar o pedido de prisão apresentado por ela.

“Já relatei o inquérito policial, agora ele foi para o Ministério Público. O promotor de Justiça entende, assim como eu, que houve sim um homicídio qualificado. Com base nas provas materiais e imagens, propus a prisão preventiva dele. Agora falta a apreciação do Judiciário”, finalizou Liliane.

Entenda o caso

Um jovem, de 21 anos, morreu na madrugada deste sábado (19), em um acidente de trânsito no Embaré, em Santos. O motorista do veículo, um jovem de 19 anos, foi preso em flagrante.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Miliar informou que a vítima trafegava em sua Honda/PCX pela rua Conselheiro Lafaiete, quando foi atingida pelo condutor de um I/VW Jetta, que ultrapassou o semáforo fechado.

O motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Santos para coleta de sangue, que resultou negativo para embriaguez.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 3h40 para atender a ocorrência de acidente de trânsito com vítima. Ao chegarem no local, uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência já estava no local e constatado o óbito do jovem.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.