Consumismo e a capacidade de adquirir bens tornam Santos atrativa para franquias

Por Anna Clara Morais em 02/11/2025 às 07:00

Cidade atrativa, Santos se destaca como a terceira do Brasil que mais cresce no mercado de franquias. A cidade registrou um aumento expressivo de 19,51% no faturamento das franquias no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com um faturamento total de R$ 756.158.579 nos primeiros seis meses de 2025, a cidade ocupa a terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de Porto Alegre e Jundiaí.

Entre os principais setores que mais contribuíram para esse crescimento, está o de comércio e distribuição de alimentação, responsável por 23% do total. Em Santos, a Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil, já está no litoral paulista há sete anos, com três lojas abertas. 

“Quando você entende as exigências do público de Santos e faz um trabalho bacana, você consegue fazer o negócio crescer. Eu comecei com uma loja em 2018, abri a segunda no meio da pandemia e depois, a terceira. Todas as unidades rodam bem. Hoje, em média, consigo, com cada uma delas, faturar cerca de R$ 50 mil mensalmente”, explica Adriano Benício Soares, franqueado da rede. 

O mais atrativo na cidade, de acordo com Soares, são as condições de mercado da região, que costumam atrair o olhar de investidores para o município. 

“Quando decidi investir em uma loja da Casa de Bolos, a própria franqueadora, que mira  expansão em regiões com forte apelo familiar e potencial de consumo, indicou que Santos contava com um mercado aquecido que proporcionaria boas oportunidades de crescimento”.

Ainda segundo o empresário, entre as principais características do público caiçara, está o consumismo e a capacidade de adquirir bens.

“A região sofre com a carência de certos produtos, o que faz com que o público tenha necessidade de consumo. Além disso, eles possuem como características fortes o poder aquisitivo e a exigência”. 

Da mesma forma, Valéria Mello, franqueada da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, também decidiu investir em Santos. 

“Fui motivada pelo campo de empreendimento a ser investido. Como gosto de vender e lidar com o público, ingressei na Maria Brasileira. Desde então, têm evolvido muito empenho. Atuar com prestação de serviço vai além da realização de uma limpeza, tem todo um por trás, que é cuidar do cliente desde a captação, a mantê-lo em nossa unidade e mostrar a ele que desafios são sim vividos, porém estamos aqui para dar suporte e reversão de problema para solução”, conta Valéria. 

Valéria ressalta que muitos consumidores da região, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, têm experiências frustradas com o atendimento em outras empresas, o que representa uma oportunidade para oferecer um serviço de excelência. “Notamos que eles têm carência em um atendimento contínuo e seguro. Muitos deles vêm de contratações em outras empresas, e totalmente frustrados, aqui precisamos mudar o cenário que ele vivenciou por outras empresas”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.