Conselho aprova licenciamento ambiental prévio para início da segunda fase da construção do VLT
Por #Santaportal em 25/10/2017 às 17:52
SANTOS – O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) entrou em consenso junto à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para autorizar a segunda fase da construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O licenciamento ambiental prévio foi autorizado nesta quinta-feira (25) e, com a publicação do documento, que deve ocorrer no fim deste mês, a estatal vai poder lançar a licitação para que as obras se iniciem.
Ainda sem prazo definido, o novo trecho será iniciado na Rua Campos Melo, no bairro da Encruzilhada, continuará pela Rua João Pessoa e retornará pelas ruas Amador Bueno, Constituição e Avenida Conselheiro Nébias (sentido Centro-Praia). Ao todo, o trajeto terá oito quilômetros de extensão com 14 estações.
O investimento recebeu uma estimativa de R$ 270 milhões, com recursos do Estado e financiamento da Caixa Econômica Federal. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até dois anos a partir da assinatura do contrato com a empreiteira que vencer a licitação.
O projeto estava previsto para ser iniciado no começo de 2015. Mas, um mês antes de começar o ano, a EMTU tinha lançado o edital de pré-qualificação para selecionar as empresas ou consórcios interessados em participar da futura concorrência. Mas o prazo foi prorrogado e, em abril de 2015, foi decidido o adiamento da obra, por tempo indeterminado.
Conforme o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) a respeito da segunda fase do VLT, a EMTU prevê a contratação de aproximadamente 800 trabalhadores nos meses de pico das obras. A prioridade será admitir mão de obra local.
A EMTU, em conjunto à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, antevia o investimento de R$ 430 milhões para essa segunda etapa do VLT. No entanto, esse valor poderá ser alterado, porque a empresa informou que a planilha orçamentária do projeto executivo desse trajeto está em fase final de revisão.