Congresso debate conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista na Unisanta

Por Santa Portal em 29/06/2024 às 19:00

Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos
Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos

Um dia inteiro dedicado a debater a conscientização, a troca de conhecimento e experiência. Este é o foco do 1º Congresso para Inclusão do Transtorno do Espectro Autista em Santos (TEA), neste sábado (29), no auditório da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento, uma ação conjunta da Prefeitura e da universidade, com organização do Grupo Inclusão para Todos e da Clínica-Escola do Autista de Santos, foi voltado para estudantes, professores, pais e cuidadores.

Contando com palestras de especialistas na área e auditório lotado, o congresso abordou temas importantes e atuais sobre o TEA. Uma das palestrantes é a professora da Universidade Federal do Espírito Santo e vice-presidente da Associação Nacional de Profissionais em Análise do Comportamento (ANPAC), Mylena Lima. Ela trouxe ao palco debate sobre necessidades do público com TEA, seus familiares e profissionais na área.

Mylena explicou ainda os motivos que levaram à criação da associação, como a preocupação de analistas e técnicos do comportamento com a qualidade de segurança na oferta de serviços. A ideia é buscar certificação, criar código de ética e diretrizes que tragam segurança para todos. A docente também destaca a busca da conscientização como um dos pontos fortes do evento.

“Encontros como esse ajudam conscientizando famílias, profissionais, os nossos políticos, a entender a multiplicidade de ações que precisam ser realizadas. Enquanto a família tem que estar consciente de como procurar e quais expectativas ela tem que ter pelos serviços, os profissionais têm que se conscientizar que precisam trabalhar junto com a família e com a nossa rede de sistemas sociais para tentar oferecer esses diferentes tipos de serviço. Então, o médico, o enfermeiro, o dentista, o psicólogo, o professor, todo mundo precisa ter uma forma de oferecer aquilo que o autista precisa, onde que aquele esteja”.

Presente ao evento, o prefeito Rogério Santos destacou a importância de dar voz aos às pessoas com TEA e conscientizar a sociedade, ressaltando ainda a relevância do evento. “É fundamental a gente discutir a inclusão, políticas públicas e o que mais todos nós, como sociedade, podemos fazer”.

O chefe do Executivo santista lembrou ainda que o Município tem a Clínica-Escola do Autista, como um projeto inovador e que vem se tornando referência nacional e inspirando outras cidades. “Tanto que USC Saúde foi a Balneário Camboriú (SC) inaugurar uma unidade com base no que desenvolvemos em Santos”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Denis Valejo, também falou sobre a necessidade de a sociedade debater e participar de ações que visam levar informação e conhecimento a todos. “A inclusão é um tema fundamental e não tratar o TEA de forma separada. Então, congressos como este ajudam e muito nessa trajetória”

Levar professores e envolver alunos e especialistas em um evento que visa disseminar conhecimento foi outro aspecto ressaltado pela diretora da Clínica-Escola do Autismo, Thamyres Silveira Figueiredo. “Esse evento possibilita informação de qualidade acessível a todos de forma gratuita. Então, podemos disseminar para a população assuntos atuais, com profissionais muito bem embasados, levando para essas famílias que carecem de informação, assuntos que farão a diferença na qualidade de vida e na cidadania dessas pessoas com autismo na nossa cidade, tornando ainda mais inclusivo o município de Santos”, frisou Thamyres.

E foi justamente isso que a técnica em enfermagem, Magda Pedroso de Campos, de 58 anos, veio buscar ao se inscrever no congresso. Ela tem uma neta, Maya, de 7 anos, diagnosticada com TEA. “Eu vim pela minha neta, porque é preciso muita conscientização e conhecimento. O dia a dia é muito difícil e esses espaços de troca ajudam muito”. Com uma série de palestras e atividades voltadas para a inclusão e o tratamento de crianças com TEA, Magda aposta em melhorar suas habilidades e informações sobre o tema. “Essas iniciativas são fundamentais para esclarecer a sociedade e fornecer suporte às famílias”.


Foto: Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.