Comércio poderá funcionar por 14 horas em Santos a partir deste sábado
Por #Santaportal em 30/04/2021 às 18:18
SANTOS – O comércio de Santos e atividades essenciais poderão funcionar das 6h às 20h a partir deste sábado (1º). Antes, o funcionamento estava restrito ao período de 8 horas, e agora, está permitido que o comércio funcione por 14 horas, até às 20h, quando começa o toque de recolher.
Podem funcionar em horário estendido os estabelecimentos comerciais e comércio ambulante, os shopping centers, com vedação ao acesso e funcionamento das áreas recreativas, restaurantes, lanchonetes e quiosques, bares (para servir refeições ou lanches), salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e clínicas de estética. O comércio ambulante da orla da praia tem autorização para trabalhar das 6h às 18h.
Feiras livres
O funcionamento das feiras livres fica autorizado de terça a sexta-feira, das 7h às 12h, e aos sábados e domingos, das 7h às 13h.
Música ao vivo
Também está autorizada a execução de músicas ao vivo e mixadas por DJs nos restaurantes, lanchonetes e bares, com todos os clientes sentados, mas sem utilização de pista de dança ou espaços similares.
Shoppings
Os equipamentos de diversão individual em shoppings centers e outros estabelecimentos passam a ser permitidos, respeitando as regras, condições e protocolos em vigor, em especial a limpeza e a higienização adequadas dos equipamentos antes de cada utilização.
Encerramento das atividades
Para o encerramento das atividades, os estabelecimentos dispõem do prazo de duas horas, a partir do horário máximo de funcionamento permitido, para providenciar a saída dos consumidores e clientes, sendo proibidos novos atendimentos, sob pena de caracterizar descumprimento da legislação.
Flexibilização
Segundo o prefeito Rogério Santos (PSDB), a flexibilização é fruto do isolamento social na cidade. As restrições, que foram necessárias num momento em que tínhamos uma taxa de ocupação de UTI altíssima, de 95%, agora conseguimos baixar para 65% graças a todo esse isolamento, ao lockdown, e também ao avanço da vacinação em Santos, disse em vídeo.
Atualmente, Santos tem 25% da população santista vacinada contra a covid-19 com a primeira dose do imunizante, e 15% com a segunda dose.
Esse resultado de flexibilização se manterá desde que cada pessoa faça sua parte, com uso de máscara, evitar sair de casa o máximo possível e o álcool gel. A participação de todos, o individual, faz com que o coletivo avance na nossa cidade, finalizou o prefeito.