Clínica-Escola do Autista em Santos encerra 2024 com expansão de atendimento
Por Santa Portal em 23/12/2024 às 20:00
O Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren), mais conhecido como Clínica-Escola do Autista (Marapé), encerra 2024 com ampliação no número de pacientes e famílias assistidos e outras conquistas que reforçam o sentido da unidade como referência no atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Santos.
O total de pacientes assistidos simultaneamente passou de 150 para 200 com a ampliação do horário de atendimento para o período noturno de segunda a sexta-feira até 21h. Outra novidade foi a ampliação à assistência dos familiares por meio de um curso de educação a distância (EAD) com conteúdo voltado para as atividades de estimulação que devem ser realizadas em casa.
A cinoterapia ou TAA (Terapia Assistida por Animais) também teve início neste ano, com a parceria estabelecida com o canil da Guarda Civil Municipal. Os cães Luke (goldendoodle), Ozzy (border collie) e Hórus (pastor belga malinois) fizeram a alegria de funcionários, pacientes e familiares, além de contribuírem muito com as práticas dedicadas ao desenvolvimento motor, equilíbrio e fala, que fazem com que o paciente com TEA, cada vez mais, se sinta seguro e possibilitado a demonstrar emoções, melhorando a sua socialização.
“Santos foi a primeira Cidade a implementar um serviço 100% SUS voltado exclusivamente ao atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista. E, desde a inauguração, prezamos pela qualidade dessa assistência, com uma equipe altamente capacitada e que está sempre em busca de novas estratégias dentro da metodologia aplicada na unidade”, afirma Denis Valejo, secretário de Saúde de Santos.
Cada paciente recebe atendimento integral, a partir da avaliação de suas necessidades por meio da ciência ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), de intervenção comportamental, que cria situações que geram aprendizados para situações rotineiras.
“Para o Cren, este ano foi de muito progresso e conquistas. Com foco na inclusão e no desenvolvimento integral, nossa equipe multidisciplinar trabalhou lado a lado com famílias para garantir que cada indivíduo com TEA pudesse alcançar seu potencial. Implementamos novos programas, fortalecemos parcerias e expandimos nossas atividades, sempre com o objetivo de oferecer suporte personalizado e de alta qualidade, além de disseminar informações científicas sobre o tema a toda população santista”, relembra Thamyres Figueiredo, diretora do Cren, unidade gerida pela Prefeitura de Santos de forma compartilhada com a USC Saúde.
Eventos
O Cren também capitaneou a realização gratuita do ‘3º Seminário: Autismo, Inclusão, Conscientização e Ciência’, em abril, no auditório da Universidade Santa Cecília, com mais de 600 inscritos, além da 3ª Exposição Arte e Música – Projeto ‘Onde habito’, com exposição de artes plásticas confeccionadas pelos usuários e seus familiares, apresentações artísticas e vivências em ambientes temáticos, reunindo cerca de 100 pessoas.
Em junho ocorreu o 1º Congresso para Inclusão do Transtorno do Espectro Autista, também gratuito, com palestras conduzidas por profissionais renomados e práticas baseadas em evidências científicas, atraindo 400 participantes.
Têm acesso à clínica-escola pessoas que já com o diagnóstico de TEA, encaminhadas pela Secretaria de Saúde, via policlínicas ou Centro Especializado em Reabilitação.