CET retira 60 carros abandonados por mês nas ruas de Santos
Por Santa Portal em 22/03/2023 às 11:00
O abandono de carros nas vias públicas tem se tornado frequente em Santos. Por mês a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) retira pelo menos 60 veículos das ruas da cidade. A maior cidade da Baixada Santista tem uma frota de mais de 260 mil veículos.
De acordo com a Prefeitura, carros ou motos estacionados por mais de sete dias, ou que apresentem deterioração pelo tempo, são considerados em estado de abandono.
Em 2022, a CET registrou 741 casos de abandono de veículo em via pública, em apenas três meses, 2023 já atingiu o número de 141 casos. Ao tomar conhecimento de um carro ou moto nesse estado, a companhia notifica o proprietário para que ele faça a remoção. Caso não haja uma resposta, guinchos removem o veículo.
“Após essas tentativas de contato com o proprietário, se não houver o retorno, fazemos a publicação no diário oficial com outro prazo, se após esse prazo, não houver retorno, a gente faz o guinchamento e o veículo vai para o pátio por abandono”, explica a gerente da CET Patrícia Azevedo.
As principais causas de abandonos são a falta de documentação ou financeiros, e em muitos casos o veículo pode ir a leilão.
Patrícia ainda reforça a importância da denúncia por parte da população. Ela diz que a CET não tem como estar em todas as vias o tempo todo, e por isso os cidadão pode identificar quando tem um veículo em situação de abandono.
“Na verdade, esse veículo abandonado acaba tirando a vaga de outros carros e as vezes ela pode servir como foco de acúmulo de lixo, questão de mosquito da dengue”
Para denunciar o cidadão pode entrar em contato com a CET através do site da companhia, pela opção Fale Conosco ou pelo telefone 0800 771 9194.