Centro de testagem de covid-19 atende mais de 400 pessoas após reabertura
Por Santa Portal em 24/06/2022 às 22:54
O Centro de testagem de covid-19 de Santos recebeu, nesta sexta-feira (24), primeiro dia de abertura, 445 moradores. O atendimento ocorre no estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
De acordo com a prefeitura, 248 pessoas testaram negativos e 197 positivos (44,2% dos casos). Para ter acesso ao teste, que fica pronto em apenas 15 minutos, o morador deverá apresentar documento com foto, comprovante de residência em Santos e estar com sintomas de gripe.
Aqueles que testarem positivo recebem, ainda no local, um atendimento clínico inicial, além de orientação quanto ao tratamento adequado. Já os que necessitam de mais cuidados são encaminhados às unidades de pronto atendimento (UPAs) para avaliação médica.
O secretário de Saúde, Adriano Catapreta, esteve presente na reabertura do centro de testagem e alertou para a importância da população continuar se vacinando.
“Assim como nas duas primeiras doses, desejamos chegar a 98%, 99% de cobertura para a terceira e quarta doses. Oferecemos conforto e agilidade com a reabertura do centro de testagem, porém o mais importante é todos se vacinarem. Só com a imunização nós venceremos a covid”, alertou Catapreta.
Atualmente a cobertura vacinal das doses extras (3º e 4º) na Cidade está em 68% e 55%, respectivamente. Todas as policlínicas de Santos seguem realizando a vacinação contra covid-19, das 8h às 16h.
Serviço
O centro de testagem contra a covid-19 fica no estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista (Av. Pinheiro Machado, 240 – Marapé).
Grupos prioritários (crianças e jovens de zero a 17 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 6 meses após o parto e pessoas com deficiência) também podem ser testados nas policlínicas de referência do bairro em que moram, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.
Já as UPAs farão a testagem apenas em pacientes que derem entrada nas unidades de urgência e emergência com quadro clínico grave, sem diagnóstico e que necessitem de internação.