Centro Comunitário Castelo Branco completa 50 anos de atividades em Santos

Por Anna Clara Morais em 13/12/2024 às 06:00

O Centro Comunitário Castelo Branco completa 50 anos, neste sábado (14), com um evento especial que contará com homenagem a todos os parceiros que fizeram parte dessa história, além de um grande encontro com show musical, buffet e entrega de diplomas para professores e parceiros.

A entidade, que funciona desde 1974, possui um objetivo principal desde o princípio: contribuir para o desenvolvimento social e coletivo. Através de atividades variadas abertas à população, o centro comunitário acumula cada vez mais associados ao longo dos anos.

História

Nos anos 1970, o conjunto habitacional BNH da Aparecida, em Santos, contava com cerca 3.288 apartamentos e aproximadamente 18 mil pessoas, entre elas, crianças e senhoras, que não possuíam nenhum tipo de assistência. Com o intuito de prestar apoio a esse público, o Centro Comunitário foi criado, na época com outro nome e endereço.

Moradores da região começaram a divulgar uns aos outros sobre o trabalho realizado no centro, tornando os primeiros feitos possíveis, como o asfaltamento das ruas, conserto de calçadas e instalação de iluminação pública, tudo em conjunto com a prefeitura.

Os feitos da instituição não se restringiram somente a infraestrutura da região, desde o início, com o propósito de estimular a educação e a criatividade, são proporcionadas aulas gratuitas, que podem ser desenvolvidas e transformadas em trabalho e posteriormente, uma fonte de renda.

Ao longo dos anos, a entidade cresceu e se tornou cada vez mais conhecida, primeiramente no bairro Aparecida e posteriormente, por toda cidade, o que resultou na criação de mais maneiras de contribuir com a sociedade. Para as mães que trabalhavam no conjunto, por exemplo, e não tinham onde deixar os filhos, foi criada uma creche para acolher as crianças durante o dia.

Todo o trabalho realizado na instituição é voluntário e o principal combustível é a vontade de ajudar o próximo, como é o caso da diretora do CCCB, Purcina Maruso Fernandes, uma das fundadoras do projeto e primeira mulher a ser presidente de entidades do tipo. Dona Purcina, como é conhecida, está à frente do Centro Comunitário desde 1985.

“Aqui nós somos psicólogos, mãe, amiga, um pouquinho de cada coisa. O papel do Centro Comunitário é escutar, passar o nosso conhecimento e a nossa experiência… fazemos reuniões, brincadeiras, festas e noites temáticas. A consequência disso tudo é manter algumas pessoas aqui que hoje estão bem melhores”, completou a presidente.

Cursos do Centro Comunitário Castelo Branco

Os cursos oferecidos atualmente no CCCB são bem variados e possuem um valor simbólico aos matriculados.

Hatha Yoga, ministrado pela professora Tania Tereza, é um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma metodologia milenar de ensino de yoga que possui diversos benefícios terapêuticos, alivia o estresse e dores crônicas, promove o autoconhecimento, além de ajudar no emagrecimento e fortalecimento muscular.

Também há aulas de tai-chi, boxe para adultos, francês, violão, artesanato (tapeçaria, pintura em tecido, macramê, crochê, aplique), atendimentos de acupuntura e massagem relaxante. Todos abertos a comunidade.

Serviço: R$30,00 por mês. Aula de artesanato gratuita.

Contato: (13) 3236-0091 / (13) 91190-2164

Endereço: Rua Primeiro de Maio, 113, Aparecida, Santos/SP.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.