Carnaval de Santos ao ritmo de tiros escancara a insegurança pública; VÍDEOS
Por Santa Portal em 17/02/2026 às 20:00
A batida da percussão foi substituída pelos estampidos dos disparos. Ao ritmo do funk, nada de tamborim, surdo ou agogô. Sobraram tiros de pistola, misturados à voz de um cantor, para marcar o Carnaval na esquina das ruas Santa Valéria e São Miguel, no alto do Morro São Bento, em Santos, no litoral de São Paulo.
Nessa comunidade a hegemonia sempre foi do Primeiro Comando da Capital (PCC), mas alguém de celular filmou o cantor exaltar “Peixão”. Ironicamente, esse traficante é acusado de chefiar a facção Terceiro Comando Puro (TCP), que trava com o Comando Vermelho (CV) a guerra por territórios para a venda de drogas no Rio de Janeiro.
Microfone em punho, após vários tiros efetuados para o alto no meio do público, o cantor anima a festa: “Se não tiver uma rajada, não é o baile da Colômbia”. Outras frases dele: “Essa daqui e só quem fecha com o Peixão, só quem fecha com o Peixão, de Lucas (Parada de Lucas, na Zona Norte carioca). Só quem é cria, só quem é criminoso sabe essa”.
O DJ sobe o som, aumentam os pipocos. Aparentemente, ninguém teme ser vítima de uma bala perdida. Os atiradores, por sua vez, não esboçam o menor receio de eventual chegada da polícia. Naquele momento, pelo menos, eles são os donos da área, regida sob as regras de um estado paralelo e da qual o Estado de Direito se mostra ausente.
Carnaval de Santos ao ritmo de tiros escancara a (in)segurança pública pic.twitter.com/3kZZ2Y5RVj
— #Santaportal (@Santaportal1) February 17, 2026
Alheios a tudo isso, dezenas de jovens só querem aproveitar o momento. É a versão pancadão do Carnaval de Santos, cujos desfiles das escolas de samba foram antecipados em uma semana, deixando para os dias originários do evento apenas a passagem de algumas bandas tradicionais da Cidade pelo Centro e em bairros.
Após virar a madrugada, o evento funk-carnavalesco do São Bento avança pela manhã, sem hora para acabar, diante de uma vista deslumbrante. Os primeiros raios de sol começam a iluminar o maior porto do País e o morro vizinho, “morada” de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cidade. Que ela proteja todos, porque é preciso.
Carnaval de Santos ao ritmo de tiros escancara a (in)segurança pública pic.twitter.com/96UXeNvrE7
— #Santaportal (@Santaportal1) February 17, 2026
Por Eduardo Velozo Fuccia/Vade News