Cães que haviam sido abandonados são resgatados de casa no Morro São Bento, em Santos; vídeos
Por #Santaportal em 15/01/2020 às 17:50
FINAL FELIZ – Os cerca de 20 cães que estavam, desde o último sábado, presos em uma casa no Morro São Bento, foram resgatados ontem por defensores da causa animal, entre eles os vereadores Cadu Barbosa, de Praia Grande, e Lincoln Reis, de Santos. Doze dos animais foram recolhidos por uma ONG de defesa animal, outros três foram adotados pela própria comunidade e cinco foram adotados pelo próprio Cadu Barbosa.
O problema havia sido denunciado por vizinhos, incomodados com o barulho que os animais, estressados, estavam fazendo, além do cheiro, das baratas e, claro, também com o drama que os animais estavam vivendo. Os cães viviam com uma idosa. Por problemas de saúde, ela foi retirada de casa pela família, que esqueceu – ou abandonou – os animais. Eles estavam, desde o último sábado, trancados dentro da casa, em meio a fezes, insetos e sem alimentação.
Os próprios vizinhos haviam se organizarado para tentar minimizar o problema. Compraram ração e distribuíram para os que conseguiram ver. Mas havia vários trancados em outros compartimentos da casa que não eram alcançados por quem quer ajudar. A angústia dos vizinhos era tanto pelo bem-estar, já que o cheiro é insuportável e ratos e baratas já haviam infestado o lugar e começaram a invadir as casas vizinhas, quanto pela segurança dos animais, que estavam estressados.
Contatada pelo Santaportal ontem, a Prefeitura de Santos informou que o proprietário do imóvel (não se sabe se ele é parente da idosa ou locador) esteve na última terça-feira pela manhã na Coordenadoria de Defesa Animal (Codevida), onde foi informado, novamente, de que é de sua responsabilidade, conforme legislação brasileira, garantir os cuidados de higiene, saúde e alimentação dos cães. A Codevida, na ocasião, garantiu que estava monitorando a situação e que já havia se colocado à disposição para castrações e atendimento médico veterinário gratuitos.
Na página Viver em Santos , do Facebook, uma usuária postou imagens do resgate e de alguns dos cães resgatados.


