Blogueiras da região ganham destaque nas redes sociais

Por #Santaportal em 04/02/2014 às 13:32

Quem diria que uma simples curiosidade iria repercutir tanto na internet. Mas foi assim, que três blogueiras da região ganharam destaque nas redes sociais com o post “dicionário santista “. Em entrevista ao Santaportal, a jornalista Flávia Saad, 32 anos, uma das integrantes do grupo contou que viu por acaso um compartilhamento no Facebook com várias gírias santistas e seus significados. Ela achou interessante e decidiu dividir isso com os leitores do blog Juicy Santos, mas não imaginava que a repercussão seria tão grandiosa.

A publicação foi feita no dia 10 de outubro de 2012, contêm aproximadamente 70 comentários e quase 10 mil curtidas, o post de maior repercussão nesses quase três anos de blog. “Eu não sabia quem era o autor, mas achei que valia a pena compartilhar aquilo. A interatividade foi muito grande, tivemos um retorno enorme e por isso decidimos dar continuidade a este assunto”, conta.E já que a ideia deu certo, no dia 16 de janeiro deste ano, mais um post sobre as gírias e peculiaridades santistas, mas desta vez o dicionário foi colaborativo.

As blogueiras pediram que os internautas fizessem seu poróprio levantamento e que dividissem isso com elas para que novos termos fossem incluídos a lista do dicionário. Teve leitor que além de colaborar e parabenizar as organizadoras, também deu a sugestão de ampliar o projeto do diconário e exibí-lo em um hotsite ou pdf. “Estamos pensando ainda no que vamos fazer, mas com certeza essa categoria terá um destaque especial já que o interesse público foi muito grande e graças a ela ganhamos mais reconhecimento”, diz.

Entre o levantamento de gírias feito pelas blogueiras estão palavras como: magrela (bicicleta), média (pão francês), classe A (legal), doispalitos (rápido) e mó boi (fácil).Confira a lista completa no blog! O dicionário inspirou também as idealizadoras do blog a fazer um curta-metragem diferente em homenagem ao aniversário da Cidade. O projeto chamado “Ilha das Torres ” reforçou a importância da interatividade que rendeu bons resultados. “Juntamos nosso repertório audiovisual e a discussão com a colaboração dos internautas sobre as gírias santistas, que se transformaram e deram vida ao curta de um jeito especial”, diz a blogueira Ludmilla Rossi, de 32 anos.

Flávia e Ludmilla são santistas, já a terceira componente deste grupo, Aline Brentegani, de 33 anos, é de São Caetano, mas morana região. Este ano, a família de Aline vai aumentar. A criança já tem nome, Isabela, e claro, vai nascer em Santos. “Fiz questão que nascesse aqui, quero que conste no RG dela que ela é daqui. Acredito que todo santista é muito bairrista e tem muito orgulho da cidade, o que em outros municípios não acontece”, ressalta.

Juicy Santos
O blog nasceu tímido, chegou como quem não quer nada e aos poucos mostrou a que veio. Um blog independente, livre e que fala das iniciativas que valorizam principalmente a região. A princípio a ideia do projeto preocupou, causou dúvidas e muita expectativa. Ao passar do tempo, as respostas vieram e o feedback do público também. “Inicialmente o público-alvo eram as mulheres, mas o blog tomou uma proporção tão maior, que atendemos homens também. No geral pessoas de todo o país com média de 18 a 35 anos”, diz Flávia.

Os assuntos abordados no blog eram regionais, mas com a expansão e o destaque que ganhou no cenário virtual como veículo de comunicação, temáticas diversas passaram a fazer parte do Juicy Santos, como lançamentos de produtos e coleções, tutoriais, dicas de moda e beleza, eventos, filmes e moda. “Acredito que a parte de gastronomia do blog, assim como a agenda cultural são os queridinhos dos nossos leitores. Duas categorias que são sucesso no blog e sempre instigam as pessoas a querer ver mais e mais. A temática varia também de acordo com o que acontece no mundo”, diz Ludmilla.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.