Baixada Santista pode registrar acumulado de 200m de chuvas nos próximos dias, diz Defesa Civil de SP
Por Santa Portal em 18/01/2024 às 16:00
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de chuvas muito fortes para a Baixada Santista, entre sexta-feira (19) e domingo (21). A previsão é que o acumulado chegue a 200mm de chuvas nas cidades da região.
O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, explica que, para sexta, a probabilidade de chuva é de 60%, com volume estimado de 5 a 20 milímetros, com intensidade moderada.
O cenário se agrava a partir de sábado (20), quando a probabilidade de chuva é de 80%, volume estimado de 30 a 70 milímetros, com intensidade de moderada a forte. No domingo (21), o percentual de probabilidade se mantém em 80%, com menor volume de chuvas: de 20 a 40 milímetros, mas ainda de intensidade moderada a forte.
“O tempo terá gradual melhora e diminuição das chuvas apenas a partir de segunda-feira”, disse Cassol.
Essa mudança climática deve ocorrer após dias de calor intenso na Baixada Santista nos últimos dias. Santos registrou 47ºC de sensação térmica por volta das 10h da última terça-feira (16). De acordo com o Climatempo, o termômetro da estação meteorológica da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) marcava 37,6°C e a umidade do ar era de 47%.
A temperatura máxima do dia foi de 39,5°C, recorde do ano, registrada ao meio-dia, e a sensação de calor a esta hora foi de 45°C, com a umidade do ar a 39%.
Inmet também emite alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de potencial de perigo, nesta quinta-feira (18), por causa de previsão de chuvas intensas nas próximas horas na Baixada Santista. De acordo com o órgão, as chuvas devem vir acompanhadas de ventos fortes e devem durar até sexta.
O alerta do Inmet aponta que existe uma possibilidade de chuvas variando entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h) na região. O instituto, porém, pontua que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em razão da mudança no tempo.
Foto: Divulgação/Inmet
Orientação
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Entenda os alertas
Alerta amarelo
Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.
Alerta laranja
Representa um alerta para situações perigosas com um volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica.
Alerta vermelho
É o alerta máximo, quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.