Baixa cobertura vacinal aumenta as chances do retorno da poliomielite a Santos

Por Santa Portal em 24/10/2022 às 11:15

Tomaz Silva/Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil

A cidade de Santos, assim como outras cidades da Baixada Santista, prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até dia 31 de outubro, com o objetivo alcançar ou superar os 95% de cobertura vacinal necessária para considerar a população protegida contra a doença. Neste ano, a cidade vacinou apenas 33,2% das crianças de um a cinco anos de idade, número inferior à meta.

Segundo a Neurologista Infantil da Casa de Esperança de Santos (CES), Dra. Maria Lúcia Leal a baixa cobertura vacinal aumenta as chances do retorno do vírus. “A poliomielite pode em alguns casos ser silenciosa, agravando a situação da transmissão pois, mesmo sem sintomas, o póliovírus presente na saliva e nas fezes é eliminado contaminando a água e alimentos. Infelizmente, quando o vírus se localiza na medula, ocorrem paralisias irreversíveis com limitações motoras, dificultando a locomoção. O vírus localizado na garganta ou nos intestinos atinge o sangue e o sistema nervoso. Alguns casos podem evoluir com prejuízo do controle dos músculos da deglutição e respiração ocasionando o óbito.”.

No dia 24 de outubro, haverá uma campanha mundial de conscientização do combate à Poliomielite. Essa data foi instituída pelo Rotary International para homenagear Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite.

A CES vem estimulando, por meio de orientação, às famílias a completarem o esquema vacinal de seus filhos e explicando a importância deste ato para o futuro e qualidade de vida dessas crianças.

O que é a Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus selvagem. Ela pode provocar desde sintomas como os de um resfriado comum a problemas graves no sistema nervoso, como paralisia irreversível, principalmente em crianças com menos de cinco anos de idade.

No Brasil, contamos com duas vacinas para imunização: a inativada e a atenuada. A inativada é aplicada em bebês de 2 a 6 meses de idade. A vacina atenuada é utilizada como reforço da proteção contra a doença, ela é administrada em gotas por via oral dos 15 aos 18 meses e, mais uma vez, dos 4 aos 5 anos de idade.

Poliomielite em Santos

Entre janeiro de julho de 1937, houve um surto de poliomielite na cidade e a paralisia infantil passou a ser uma preocupação na comunidade como um todo, pois o número de crianças com deficiências motoras aumentava de forma espantosa e em sua maioria eram crianças de famílias carentes.

A luta da comunidade de Santos perdurou durante décadas a ponto de uma comissão do Rotary Club da cidade buscar recursos para construir um hospital especializado em atendimento a crianças com deficiências, o Hospital Casa da Esperança, que foi oficialmente inaugurado em 24 de julho de 1957.

Em 1965, o hospital já contava com 5.102 crianças matriculadas, o atendimento era gratuito para famílias com dificuldade financeira, na época, apenas 1.160 famílias pagavam pelo atendimento, como, quando e com o que desejavam e lhes era possível.

O hospital atendia diariamente cerca de 150 crianças, contava com 12 leitos em seu centro cirúrgico. Já em seu ambulatório contava com consultórios médicos, salas de fisioterapia, sala de raio-x, hidroterapia, um parque de cinesioterapia onde as crianças realizavam exercícios ao ar livre de forma lúdica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.