Após chuva recorde, ações de rescaldo em Santos prosseguem até quinta-feira

Por Santa Portal em 19/02/2025 às 16:00

Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos
Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos

Desde as primeiras horas desta quarta-feira (19), equipes de zeladoria da Prefeitura de Santos atuam nos trabalhos de rescaldo das fortes chuvas que atingiram a Cidade durante a noite de terça-feira (18). A região registrou quatro dos cinco maiores acumulados de chuva em todo o estado de São Paulo.

Com a participação de 400 profissionais, as ações consistem em serviços de drenagem, limpeza urbana e remoção de galhos e vegetais. A operação conta com o apoio de mais de 30 veículos entre caminhões basculantes, de carroceria, caminhões-pipa, pás carregadeiras e retroescavadeiras. A retirada de sedimentos e a lavagem das vias irão prosseguir nesta quinta-feira (20), segundo projeção da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).

Dados do Sistema de Alerta e Visualização de Áreas de Risco do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), utilizado pela Defesa Civil de São Paulo, apontaram que três áreas de Santos (Nova Cintra, Chico de Paula e Morro São Bento) tiveram os maiores volumes de chuva do Estado no acumulado de três horas (entre 18h e 21h de terça). Respectivamente, estes bairros registraram 134 milímetros (mm), 125mm e 119mm de água.

Responsável pelos trabalhos de manutenção de árvores, a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) registrou, até o fim da manhã de quarta (19), nove ocorrências entre quedas de árvores e galhos, sendo quatro na Zona Noroeste. Não houve interferências na rede elétrica, nem danos a residências. Todas as ocorrências já foram atendidas pela unidade. Neste momento não há nenhuma via obstruída por conta da queda de vegetais.

A limpeza realizada pela Prodesan está direcionada para galerias e taludes dos canais. Boa parte das intervenções se concentra na Rua Santa Catarina e Avenida Barão de Penedo (José Menino), locais com maior volume de água e sedimentos. As operações serão concluídas até o final da tarde.

Limpezas manuais nas caixas de sopé e de canaletas dos morros Nova Cintra e Nossa Senhora de Fátima também prosseguem desde as primeiras horas da manhã. O canal da Rua Maria Mercedes Féa (Saboó) passou por limpeza. Já na quinta-feira (20), os trabalhos de drenagem serão finalizados na Rua Sebastião de Castro Rios, na Caneleira, e em vias do Morro do Tetéu, de acordo com cronograma de serviços da Prodesan.

“Estamos com uma força-tarefa de 400 trabalhadores por todos os bairros, desobstruindo vias e facilitando o trânsito. Também atuando nas áreas de maior vulnerabilidade, com equipes da Prefeitura dando apoio material e de mão-de-obra às famílias mais carentes. Felizmente não houve graves deslizamentos, nem deslocamento de pedras nas regiões dos morros. Continuaremos trabalhando de forma intensa para que a Cidade restabeleça sua normalidade o mais breve possível”, salientou o prefeito Rogério Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.